Projeto de Tese

Ano
1
Ano lectivo
2023-2024
Código
03021241
Área Científica
Sociologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
12.5
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Nenhum.

Métodos de Ensino

As sessões funcionam em regime de seminário, com participação ativa dos/as estudantes através de trabalho previamente distribuído de acordo com interesses e calendário consensualizados.

O trabalho realizado no seminário deve conduzir à elaboração, sob a orientação de um docente do Programa, de um Projeto de Tese original.

A avaliação assenta em apresentações orais e escritas e na discussão sobre versões preliminares do projeto de tese.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular é orientada para a preparação dos projetos de investigação dos estudantes. O seu objetivo é aprofundar competências necessárias para a elaboração e redação de um projeto de investigação e de uma tese com um padrão exigente de qualidade, através de trabalho coletivo de aprendizagem em regime de seminário.

Entre as competências a adquirir destacam-se a tomada de consciência do processo de elaboração e das técnicas de redação de um projeto e de uma tese. Procura-se, também, estimular a prática da intertextualidade fomentando a leitura, análise e discussão cruzadas dos textos científicos que os/as doutorandos devem concluir no final do semestre (projetos de tese). Por fim, a capacidade de apresentação oral e argumentativa perante públicos especializados no trabalho científico é também exercitada.

Estágio(s)

Não

Programa

As sessões de seminário centram-se na discussão de formas de abordagem epistemológica e metodológica à investigação científica. Numa primeira parte, o seminário orienta-se para a apresentação e discussão das principais estratégias disponíveis para o desenvolvimento de um trabalho de doutoramento, com vista a fundamentar as escolhas dos alunos relativas aos respetivos projetos. Numa segunda parte, com base na apresentação do trabalho realizado por cada estudante, foca-se uma discussão coletiva sobre as fases de elaboração de um projecto, sobretudo sobre a construção do modelo analítico. Finalmente, pretende-se, ainda, com a presença de investigadores/as convidados/as em algumas sessões, preparar os/as estudantes para o desenvolvimento do trabalho de tese, nomeadamente o trabalho de campo e a escrita da tese.

Docente(s) responsável(eis)

Sílvia Margarida Violante Portugal Correia

Métodos de Avaliação

Avaliação
Periódica, a definir na ficha por edição: 100.0%

Bibliografia

BECKER, H. (2007) Segredos e truques da pesquisa. São Paulo : Zahar. [BP 001.8 BEK].

DENSCOMBE, M. (2008) The Good Research Guide for small-scale social research projects. Maidenhead: Open University Press.

JARVIE, I. e ZAMORA-BONILLA, J. (2011) The Sage Handbook of the Philosophy of Social Sciences, Los Angeles: Sage.

MURRAY, Rowena (2008) How to Write a Thesis. Berkshire: Open University Press.

OLIVER, P. (2008) Writing Your Thesis. Londres: Sage.

DELLA PORTA D. e Keating, M. (2013) Approaches and methodologies in the social sciences, Cambridge: Cambridge University Press.

MILLER, D.C. e Salkind, N.J. (2002) Handbook of research design and social measurement, Thousand Oaks : Sage.

THOMPSON, P. e Kamler, B. (2013) Writing for peer review journals: strategies for getting published, Abingdon: Routledge

VILELAS, J. (2017) Investigação. O Processo de Construção do Conhecimento, Lisboa: Edições Silabo.

TUNER, J. (2012) Contemporary Sociological Theory, Londres: Sage.