Projeto de Tese
1
2022-2023
03021241
Sociologia
Português
Presencial
Semestral
12.5
Obrigatória
3º Ciclo - Doutoramento
Conhecimentos de Base Recomendados
Nenhum.
Métodos de Ensino
As sessões funcionam em regime de seminário, com participação ativa dos/as estudantes através de trabalho previamente distribuído de acordo com interesses e calendário consensualizados.
O trabalho realizado no seminário deve conduzir à elaboração, sob a orientação de um docente do Programa, de um Projeto de Tese original.
A avaliação assenta em apresentações orais e escritas e na discussão sobre versões preliminares do projeto de tese.
Resultados de Aprendizagem
Esta unidade curricular é orientada para a preparação dos projetos de investigação dos estudantes. O seu objetivo é aprofundar competências necessárias para a elaboração e redação de um projeto de investigação e de uma tese com um padrão exigente de qualidade, através de trabalho coletivo de aprendizagem em regime de seminário.
Entre as competências a adquirir destacam-se a tomada de consciência do processo de elaboração e das técnicas de redação de um projeto e de uma tese. Procura-se, também, estimular a prática da intertextualidade fomentando a leitura, análise e discussão cruzadas dos textos científicos que os/as doutorandos devem concluir no final do semestre (projetos de tese). Por fim, a capacidade de apresentação oral e argumentativa perante públicos especializados no trabalho científico é também exercitada.
Estágio(s)
NãoPrograma
As sessões de seminário centram-se na discussão de formas de abordagem epistemológica e metodológica à investigação científica. Numa primeira parte, o seminário orienta-se para a apresentação e discussão das principais estratégias disponíveis para o desenvolvimento de um trabalho de doutoramento, com vista a fundamentar as escolhas dos alunos relativas aos respetivos projetos. Numa segunda parte, com base na apresentação do trabalho realizado por cada estudante, foca-se uma discussão coletiva sobre as fases de elaboração de um projecto, sobretudo sobre a construção do modelo analítico. Finalmente, pretende-se, ainda, com a presença de investigadores/as convidados/as em algumas sessões, preparar os/as estudantes para o desenvolvimento do trabalho de tese, nomeadamente o trabalho de campo e a escrita da tese.
Docente(s) responsável(eis)
Sílvia Margarida Violante Portugal Correia
Métodos de Avaliação
Avaliação
Periódica, a definir na ficha por edição: 100.0%
Bibliografia
BECKER, H. (2007) Segredos e truques da pesquisa. São Paulo : Zahar. [BP 001.8 BEK].
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THOMPSON, P. e Kamler, B. (2013) Writing for peer review journals: strategies for getting published, Abingdon: Routledge
VILELAS, J. (2017) Investigação. O Processo de Construção do Conhecimento, Lisboa: Edições Silabo.
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