Tratamentos Físico-Químicos

Ano
4
Ano lectivo
2020-2021
Código
02004368
Área Científica
Tecnologias do Ambiente
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Análise Matemática III, Termodinâmica e Fenómenos de Transferência.

Métodos de Ensino

O ensino será ministrado através de aulas teóricas e teórico-práticas. Nas aulas teóricas são expostos conceitos teóricos e metodologias de abordagem de problemas, acompanhados de alguns exemplos de aplicação. Nas aulas práticas os alunos devem resolver problemas nos quais se aplicam os conceitos apreendidos nas aulas teóricas. Estas aulas são também destinadas à resolução de problemas mais complexos, relacionados com o projecto dos equipamentos, onde se incentiva o trabalho e discussão em grupo.

Resultados de Aprendizagem

Sensibilizar os alunos para a poluição de recursos hídricos associada à actividade industrial e para os problemas da utilização da água; proporcionar aos alunos conhecimentos sobre caracterização qualitativa e quantitativa dos poluentes físicos, químicos e biológicos; transmitir conhecimentos sobre os fundamentos teóricos das principais operações de tratamento físico-químico de efluentes líquidos; fornecer as ferramentas necessárias para o dimensionamento e seleção dos equipamentos.

Desenvolver as seguintes competências: domínio do conhecimento teórico; capacidade de análise e síntese; capacidade de integração de conhecimentos para resolver problemas práticos. 

Estágio(s)

Não

Programa

1. Introdução. Poluição da água. Uso da água. Recursos hídricos na Europa

2. Caracterização de efluentes líquidos. Tipos de amostragem e métodos de conservação das amostras. Características físicas (teor de sólidos, cheiro, temperatura, cor e turvação) e características químicas: matéria orgânica (CBO e CQO) e inorgânica (cloretos, alcalinidade, azoto, fósforo, enxofre, cianetos e metais pesados)

3. Abordagem à Legislação.

4. Processos de tratamento: classificação, eficiências de remoção de matéria orgânica e factores importantes na selecção e avaliação dos processos.

5. Sistemas de grades  e equalização.

6. Sedimentação gravítica: interação sólido/fluido, desarenadores e decantadores. Flotação. Neutralização de efluentes alcalinos e ácidos. Precipitação química, coagulação e floculação.

7. Processos de adsorção e permuta iónica: isotérmicas de equilíbrio e curvas de saturação. Processos baseados em membranas: ultrafiltração e osmose inversa.

Docente(s) responsável(eis)

Arménio Coimbra Serra

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo: 15.0%
Mini Testes: 25.0%
Exame: 60.0%

Bibliografia

1. Metcalf; L.,  Eddy, H.P. Tchobanoglous, G. Wastewater Enginnering-Treatment, disposal and reuse, 4th ed., McGraw-Hill, New York, 2002.

2. Eckenfelder, W.W. Industrial water pollution control, 3rd ed, McGraw-Hill, New York, 2000.

3. Ramalho, R.S. Introduction to wastewater treatment Processes. Acad. Press. Inc.,New York, 1977.

4. Sincero, A. P., Sincero, G.A. Physical-chemical treatment of water and wastewater. CRC PRESS, 2003.