Tratamentos Físico-Químicos

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02004368
Área Científica
Engenharia do Ambiente
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Matemática, Física, Química, Termodinâmica e Fenómenos de Transferência.

Métodos de Ensino

O ensino será ministrado através de aulas teóricas (T), teórico-práticas (TP) e de prática laboratorial (PL). Nas aulas T são expostos conceitos teóricos e metodologias de abordagem de problemas, acompanhados de alguns exemplos de aplicação. Nas aulas TP os alunos devem resolver problemas nos quais se aplicam os conceitos apreendidos nas aulas teóricas, incluindo a resolução de problemas mais complexos, relacionados com o projecto dos equipamentos, onde se incentiva o trabalho e discussão em grupo. Nas sessões PL são realizados 2 trabalhos de índole laboratorial.

Resultados de Aprendizagem

Sensibilizar os alunos para a poluição de recursos hídricos associada à actividade industrial e para os problemas da utilização da água; proporcionar aos alunos conhecimentos sobre caracterização qualitativa e quantitativa dos poluentes físicos, químicos e biológicos; transmitir conhecimentos sobre os fundamentos teóricos das principais operações de tratamento físico-químico de efluentes líquidos; fornecer as ferramentas necessárias para o dimensionamento e seleção dos equipamentos.

Desenvolver as seguintes competências: domínio do conhecimento teórico; capacidade de análise e síntese; capacidade de integração de conhecimentos para resolver problemas práticos.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Introdução. Poluição da água. Uso da água.

2. Caracterização de efluentes líquidos. Tipos de amostragem e métodos de conservação das amostras. Características físicas (teor de sólidos, cheiro, temperatura, cor e turvação) e características químicas: matéria orgânica (CBO e CQO) e inorgânica (cloretos, alcalinidade, azoto, fósforo, enxofre, cianetos e metais pesados)

3. Abordagem à Legislação.

4. Introdução aos processos de tratamento: classificação, eficiências, seleção e avaliação dos processos.

5. Gradagem  e equalização.

6. Sedimentação gravítica: interação sólido/fluido, desarenadores e decantadores. Flotação. Neutralização de efluentes alcalinos e ácidos. Precipitação química, coagulação e floculação.

7. Processos de adsorção e permuta iónica: isotérmicas de equilíbrio e curvas de saturação. Processos com membranas: ultrafiltração e osmose inversa.

8. Tratamentos de águas para abastecimento público. Métodos de desinfeção da água.

Docente(s) responsável(eis)

Arménio Coimbra Serra

Métodos de Avaliação

Avaliação
Frequência: 20.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 20.0%
Exame: 60.0%

Bibliografia

1.Metcalf; L.,  Eddy, H.P. Tchobanoglous, G. Wastewater Enginnering-Treatment, disposal and reuse, 4th ed., McGraw-Hill, New York, 2002.

2. Eckenfelder, W.W. Industrial water pollution control, 3rd ed, McGraw-Hill, New York, 2000.

3. Ramalho, R.S. Introduction to wastewater treatment Processes. Acad. Press. Inc.,New York, 1977.

4. Sincero, A. P., Sincero, G.A. Physical-chemical treatment of water and wastewater.  CRC PRESS, 2003.