Projeto de Tese

Ano
2
Ano lectivo
2021-2022
Código
03021202
Área Científica
Economia
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
15.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Os conhecimentos adquiridos durante a parte escolar do programa de doutoramento.

Métodos de Ensino

Pretende-se que o aluno elabore o tema de investigação em conjunto com o orientador, percorrendo a literatura subjacente à área de investigação. O aluno deverá delinear questões de investigação relevantes que serão posteriormente desenvolvidas na tese, identificando claramente o enquadramento teórico e empírico que as suporta.

Resultados de Aprendizagem

Competências a desenvolver:

1. Apresentar e justificar a relevância de um tema de estudo inovador na área do curso e definir questões e objetivos de pesquisa.

2. Apresentar o estado da arte relativamente a esse tema através de uma revisão crítica da literatura que compare, distinga e critique as diferentes correntes e teorias.

3. Desenhar um modelo conceptual para a análise do tema, identificando variáveis e relações esperadas entre elas.

4. Descrever e justificar a escolha de uma abordagem metodológica, estratégia de investigação e instrumentos de recolha e análise de dados a utilizar no estudo do tema, discutindo eventuais questões de natureza ética.

5. Redigir uma Proposta de Tese bem escrita e bem estruturada que, para além dos pontos descritos acima, aborde a descrição das contribuições esperadas para a teoria e as suas principais implicações.

6. Apresentar e defender publicamente a Proposta de Tese submetida.

Estágio(s)

Não

Programa

Os conteúdos dependem das temáticas específicas a desenvolver. O Projeto de Tese decorre no 1º semestre do 2º ano do programa doutoral. Os estudantes devem preparar uma Proposta de Tese de doutoramento a ser apresentada e defendida na segunda metade do semestre. O desenvolvimento da proposta será orientada por um docente cujos interesses de investigação sejam próximos da área da proposta. 

Docente(s) responsável(eis)

Paulino Maria Freitas Teixeira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Projecto: 100.0%

Bibliografia

Blaxter, L., Hughes, C. e Tight, M. (2010). How to Research. Berkshire: Open University Press. 4th edition. 

Davis, D. (no date). Ph.D. Thesis Research: Where do I Start? Columbia University, Unpublished manuscript. 

Finkelstein, A. (2007). An Unofficial Guide to Trying to Do Empirical Work. Department of Economics, MIT University, Unpublished manuscript.

Finn, J. A. (2005). Getting a PhD (Routledge Study Guides), New York: Routledge.

Mankiw, G. (1994). My Rules of Thumb. The American Economist.

Monippally, M.M. & Pawar, B.S. (2010). Academic Writing. SAGE Publications.

Petre, M. and Rugg, G. (2010). The Unwritten Rules of PhD Research, 2nd ed., Berkshire: McGraw-Hill/ Open University Press.

Phillips, E. M. and Pugh, D. S. (2010). How to Get a PhD: A Handbook for Students and Their Supervisors, 5th Edition, Maidenhead: Open University Press.

Pischke, S. (2012). How to Get Started on Research in Economics? A Few Ideas Mostly for Empirical Work. LSE, Unpub. manuscript.