Dissertação em Engenharia Química

Ano
2
Ano lectivo
2022-2023
Código
02004267
Área Científica
Engenharia Química
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
30.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Os conhecimentos adquiridos durante todo o anterior programa curricular do curso do Mestrado em  Engenharia Química.    

Métodos de Ensino

Entre Julho e Setembro é disponibilizada aos alunos uma lista de temas propostos pelos docentes e/ou por empresas. Os temas podem enquadrar-se em projectos de investigação científica em desenvolvimento no Centro de Investigação de Processos Químicos e Produtos da Floresta e/ou em colaboração com empresas. Quando o tema de Dissertação é desenvolvido em ambiente empresarial/industrial, é sempre definido um co-supervisor na empresa.  O trabalho requer também uma pesquisa bibliográfica, a leitura e estudo da bibliografia, sob orientação do(s) orientador(es).

Resultados de Aprendizagem

Tem por objectivo a realização de um trabalho de índole  técnico-científica, de cariz inovador, no domínio da Engenharia Química. Envolve a redação de uma tese, elaborada com rigor técnico-científico, que será avaliada em provas públicas no final do semestre. O tema, conteúdo e organização da tese será definido sob a supervisão do(s) orientador(es) de tese. As principais competências a desenvolver são: Capacidade de gestão da informação. Capacidade de organização e planificação. Capacidade de análise e síntese. Capacidade de raciocínio crítico. Habilidade para resolver problemas. Capacidade de entendimento da linguagem de outros especialistas. Capacidade de comunicar com pessoas que não são especialistas na área. Capacidade de investigar. Capacidade de aprendizagem autónoma e de comunicação oral e escrita; Capacidade de iniciativa e espírito empreendedor. Capacidade de adaptabilidade a novas situações.

Estágio(s)

Não

Programa

O programa será estabelecido pelo(s) orientador(es) em função do tema na área de Engenharia Química que será desenvolvido e/ou investigado.

Docente(s) responsável(eis)

Lino de Oliveira Santos

Métodos de Avaliação

Avaliação
Provas públicas de defesa perante um júri: 100.0%

Bibliografia

 Livros e artigos científicos de revistas, conferências, etc., em função do tema da tese. / Scientific books and papers from journals, conferences, etc., depending on the thesis topic.