Estratégias de Investigação

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
03021186
Área Científica
Engenharia Química
Língua de Ensino
Inglês
Outras Línguas de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Algumas aulas teóricas de planeamento experimental vão ser lecionadas para exposição dos princípios básicos desta técnica. A transferência de conhecimentos é assegurada com a realização de seminários e de sessões tutoriais. Nos seminários são apresentados, por professores e por peritos convidados, conceitos teóricos, casos práticos e situações reais. O veículo principal de exposição será a apresentação/discussão oral acompanhada de diapositivos, mas também se podem utilizar outras ferramentas: filmes, programas informáticos, bases de dados, consulta de páginas da internet, etc. Nas sessões tutoriais os estudantes são orientados para a elaboração de um projecto de investigação científica.

Resultados de Aprendizagem

O objectivo desta disciplina é fornecer ao aluno as ferramentas indispensáveis ao planeamento de ensaios/trabalhos, realização de experiências e apresentação de resultados, tarefas comuns a qualquer trabalho de investigação. Pretende-se também estimular a sua capacidade de inovação e espírito crítico bem como o desenvolvimento científico e a capacidade de inovação tecnológica. O doutorando participará em ciclos de conferências,  em discussões de trabalhos e em Seminários em geral, por forma a familiarizar-se com as várias áreas de investigação existente do departamento, bem como a saber sistematizar, interligar e integrar conhecimentos e ainda a os comunicar em sessões publicas, Pretende-se também que o aluno saiba preparar projectos e candidaturas a financiamento, bem como efectuar a análise crítica de artigos científicos. Também se espera que o estudante assimile conceitos de ética e deontologia no universo científico. 

Estágio(s)

Não

Programa

Técnicas de pesquisa bibiografica; Noções de Propriedade intelectual; Noções de relações humanas, ética e deontologia profissionais; Noções sobre realização de trabalho de investigação; Planeamento de Experiências; Tratamento de resultados e utilização de ferramentas estatísticas (PCA, ANOVA,…); Preparação e escrita de artigos científicos; Análise e discussão crítica de artigos científicos; Escrita e apresentação de trabalhos em conferências; Candidaturas a financiamento para projectos; Projectos internacionais e intercâmbio científico; Noções de ciência e empreendedorismo; Preparação do dossier de candidatura a financiamento para um projecto.

Docente(s) responsável(eis)

Hermínio José Cipriano de Sousa

Métodos de Avaliação

Avaliação
As componentes de avaliação incluem a preparação de um projeto de investigação e uma revisão crítica de artigos: 100.0%

Bibliografia

-Guião  para elaboração e submissão de propostas de projetos de IC&DT - http://www.fct.pt/apoios/projectos/guiao.pdf

-Avaliação das candidaturas – Critérios - http://www.fct.pt/apoios/projectos/#como_sao_avaliadas

-Guião de Avaliação -  “FCT Exploratory Research Projects 2013 - Guide for Peer Reviewers” -

-http://www.fct.pt/apoios/projectos/guiao_avaliacao.pdf