Projeto de Tese em Geologia

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
03021010
Área Científica
Geologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
60.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

O estudante deve possuir conhecimentos no âmbito das Geociências e áreas afins, dados por frequência com aprovação em disciplinas da licenciatura em Geologia ou de mestrados na área das Geociências e afins.

Métodos de Ensino

Uma parte inicial expositiva mas após esta fase o método de ensino será exclusivamente tutorial (interação permanente entre docente e aluno). Recurso aos laboratórios do Departamento de Ciências da Terra da FCTUC. Pesquisa bibliográfica. No final o aluno apresenta um documento escrito que é submetido a provas públicas.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade visa preparar o aluno para conceber e formular um projeto de investigação com suporte nos requisitos do Doutoramento em Geologia, ou seja com carater exclusivo e original e a realizar de modo autónomo. O aluno deve desenvolver competências em: a) definição do problema e das metas a atingir; b) definição do plano de trabalhos e seu faseamento; c) definição das metodologias a utilizar; d) aprofundamento e desenvolvimento dos conhecimentos sobre as metodologias e as técnicas a utilizar; e) técnicas de revisão bibliográfica; f) elaboração e apresentação pública do documento final.

Estágio(s)

Não

Programa

Apresentação, pelo coordenador, da estrutura geral de um projeto de investigação, com discussão genérica dos diversos tópicos que integram um projeto (definição do problema/tema, metas a atingir, revisão da bibliografia, plano de trabalho, metodologias e calendarização). Após a escolha do tema de pesquisa, os alunos serão encaminhados para os respetivos orientadores provisórios, para discussão pormenorizada dos tópicos acima referidos, adaptados à temática a desenvolver no projeto, o aprofundamento e desenvolvimento das metodologias e das técnicas de investigação a aplicar e a elaboração do documento final bem como a sua apresentação pública. 

Docente(s) responsável(eis)

Fernando Carlos da Silva Coelho Lopes

Métodos de Avaliação

Avaliação
Projecto: 100.0%

Bibliografia

Da responsabilidade dos diversos orientadores provisórios e dependente do tema/problema em discussão/Of the responsability of the provisional supervisors and dependent of the theme/issue.