Ambientes de Realidade Virtual Baseados na Web

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02039565
Área Científica
Informática
Língua de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
E-learning
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

O curso será realizado à distância, sendo baseado em técnicas de e-learning. Serão disponibilizados materiais de vários tipos que permitam aos participantes compreender os conceitos básicos sobre Realidade Virtual e sobre a criação de ambientes de Realidade Virtual para a Web. Serão propostos exercícios que lhes permitam utilizar esses conceitos na criação de ambientes virtuals, assim como a realização de um projecto integrador dos conhecimentos sobre a criação de ambientes de realidade virtual para a web. Todas as actividades terão acompanhamento do docente.

Resultados de Aprendizagem

Dar a conhecer os primeiros desenvolvimentos da RV e as várias aplicações da RV ao longo da sua história; Introduzir e explicar os conceitos de Realidade Virtual, Realidade Mista e Realidade Aumentada por meio de exemplos concretos; Fornecer conhecimentos técnicos para o desenvolvimento de um projeto de Realidade Virtual baseado na web.

Estágio(s)

Não

Programa

  1. Introdução à Realidade Virtual

1.1.     Conceitos principais relacionados com Realidade Virtual

1.2.     Continuum Reality – Virtuality

1.3.     Technologia de Realidade Virtual

  1. A-Frame: básico

2.1.     Primitivas,

2.2.     Luzes,

2.3.     Texturas,

2.4.     Componentes,

2.5.     Portais

  1. A-Frame: intermédio

3.1.     Modelos 3D,

3.2.     Interacções,

3.3.     Animações,

3.4.     Som

  1. A-Frame: avançado

4.1.     Programação de componentes personalizados

Docente(s) responsável(eis)

Jorge Carlos dos Santos Cardoso

Métodos de Avaliação

Avaliação
Qualidade da participação/execução dos exercícios: 30.0%
Projecto: 70.0%

Bibliografia

Cardoso, Jorge C. S. (2018). Virtual Reality Environments Course Materials. Retrieved from https://aframe-course.glitch.me/index.html

 

LaValle, S. M. (2019). Virtual Reality. Cambridge University Press. Retrieved from http://lavalle.pl/vr/

 

Sherman, W. R., & Craig, A. B. (2018). Understanding Virtual Reality: Interfaces, Application, and Design. Morgan Kaufmann.

 

Milgram, P., Takemura, H., Utsumi, A., & Kishino, F. (1995). Augmented reality: a class of displays on the reality-virtuality continuum. In Proc. SPIE 2351, Telemanipulator and Telepresence Technologies (pp. 282–292). https://doi.org/10.1117/12.197321

 

Martin-Gutierrez, J., Ginters, E., & Olmedo, H. (2013). Virtuality Continuum’s State of the Art. Procedia Computer Science, 25, 261–270. Retrieved from http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1877050913012374

 

Cardoso, J. C. S. (2020). VR Movies Database. Retrieved from https://www.notion.so/jorgecardoso/VR-Movies-Database-5226dc5aeb354021b4b7d030a6f4fc11