Ambientes de Realidade Virtual Baseados na Web
1
2020-2021
02039565
Informática
Inglês
E-learning
3.0
Obrigatória
Curso Não Conferente de Grau
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
O curso será realizado à distância, sendo baseado em técnicas de e-learning. Serão disponibilizados materiais de vários tipos que permitam aos participantes compreender os conceitos básicos sobre Realidade Virtual e sobre a criação de ambientes de Realidade Virtual para a Web. Serão propostos exercícios que lhes permitam utilizar esses conceitos na criação de ambientes virtuals, assim como a realização de um projecto integrador dos conhecimentos sobre a criação de ambientes de realidade virtual para a web. Todas as actividades terão acompanhamento do docente.
Resultados de Aprendizagem
Dar a conhecer os primeiros desenvolvimentos da RV e as várias aplicações da RV ao longo da sua história; Introduzir e explicar os conceitos de Realidade Virtual, Realidade Mista e Realidade Aumentada por meio de exemplos concretos; Fornecer conhecimentos técnicos para o desenvolvimento de um projeto de Realidade Virtual baseado na web.
Estágio(s)
NãoPrograma
- Introdução à Realidade Virtual
1.1. Conceitos principais relacionados com Realidade Virtual
1.2. Continuum Reality – Virtuality
1.3. Technologia de Realidade Virtual
- A-Frame: básico
2.1. Primitivas,
2.2. Luzes,
2.3. Texturas,
2.4. Componentes,
2.5. Portais
- A-Frame: intermédio
3.1. Modelos 3D,
3.2. Interacções,
3.3. Animações,
3.4. Som
- A-Frame: avançado
4.1. Programação de componentes personalizados
Docente(s) responsável(eis)
Jorge Carlos dos Santos Cardoso
Métodos de Avaliação
Avaliação
Qualidade da participação/execução dos exercícios: 30.0%
Projecto: 70.0%
Bibliografia
Cardoso, Jorge C. S. (2018). Virtual Reality Environments Course Materials. Retrieved from https://aframe-course.glitch.me/index.html
LaValle, S. M. (2019). Virtual Reality. Cambridge University Press. Retrieved from http://lavalle.pl/vr/
Sherman, W. R., & Craig, A. B. (2018). Understanding Virtual Reality: Interfaces, Application, and Design. Morgan Kaufmann.
Milgram, P., Takemura, H., Utsumi, A., & Kishino, F. (1995). Augmented reality: a class of displays on the reality-virtuality continuum. In Proc. SPIE 2351, Telemanipulator and Telepresence Technologies (pp. 282–292). https://doi.org/10.1117/12.197321
Martin-Gutierrez, J., Ginters, E., & Olmedo, H. (2013). Virtuality Continuum’s State of the Art. Procedia Computer Science, 25, 261–270. Retrieved from http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1877050913012374
Cardoso, J. C. S. (2020). VR Movies Database. Retrieved from https://www.notion.so/jorgecardoso/VR-Movies-Database-5226dc5aeb354021b4b7d030a6f4fc11