Observação e Experimentação em Geociências
1
2018-2019
02003949
Área da Docência
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Sem prerequesitos.
Métodos de Ensino
As aulas, com a orientação do docente, incluem principalmente a pesquisa e seleção de atividades práticas inovadoras de laboratório e de campo para o ensino das Geociências no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário.
As aulas práticas são planeadas, organizadas e executadas pelos estudantes, incluindo a elaboração de materiais didáticos e preparação do material de laboratório e de campo, instrumentos, protocolos e guias de campo. Todas as atividades serão apresentadas oralmente e por escrito, estimulando-se a análise crítica, criatividade e rigor científico.
Resultados de Aprendizagem
Esta unidade curricular pretende dotar o estudante com as competências para planificar, realizar e avaliar atividades práticas, incluindo trabalho de laboratório, campo e experimental, no âmbito dos conteúdos programáticos de Geociências, em especial, no 3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário.
Os estudantes deverão:
1. Compreender os conceitos no âmbito do ensino das Geociências, no 3º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário;
2. Saber aplicar os conhecimentos em Geociências na execução de trabalho prático no âmbito de conteúdos programáticos específicos;
3. Saber utilizar os meios e materiais de comunicação adequados em espaços como o laboratório e o campo.
4. Ter capacidade de, autonomamente, utilizar metodologias adequadas, no âmbito de conteúdos específicos da observação e experimentação em Geociências.
Estágio(s)
NãoPrograma
Atividades práticas no ensino e aprendizagem da Geologia.
Importância da observação e da experimentação no ensino e aprendizagem da Geologia. Observação de objetos resultantes de processos geológicos.
Os Museus geológicos e locais com interesse geológico no ensino e aprendizagem de Geologia.
Atividades práticas nos manuais escolares do 3.º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário.
Recursos didáticos e instrumentos aplicáveis ao ensino e aprendizagem da Geologia – Exemplos.
Planificação, preparação, execução e avaliação de atividades práticas laboratoriais e de atividades de exterior adequadas aos conteúdos programáticos do 3º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário.
Construção de materiais didáticos e instrumentos para as atividades práticas em Geociências, incluindo modelos e guias de campo.
Docente(s) responsável(eis)
Pedro Miguel Callapez Tonicher
Métodos de Avaliação
Avaliação
Participação e assiduidade dos estudantes nas atividades.Os estudantes poderão entregar e discutir as versões finais dos trabalhos realizados nas épocas de exame: 10.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 90.0%
Bibliografia
Grotzinger, Jordan 2010. Understanding Earth. New York: Freeman & Company
Tarbuck, Lutgens, Tasa 2013. Earth: An introduction to physical Geology. New Jersey, USA: Prentice Hall.
A bibliografia específica será apresentada aos estudantes de acordo com os trabalhos práticos a realizar/The specific bibliography will be presented to the students according to the practical activities