Didáctica das Geociências II

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02003938
Área Científica
Didáticas Específicas
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
7.5
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Didática das Geociências I

Didática da Biologia I.

Métodos de Ensino

Ensino por método expositivo, por pesquisa e resolução de problemas de modo a que haja uma participação ativa dos estudantes nos processos de ensino e aprendizagem. As aulas serão orientadas para fomentar a análise crítica, criatividade, rigor científico das comunicações orais e do trabalho escrito. As atividades de pesquisa resultam em apresentações orais e por escrito dos trabalhos realizados individualmente e em grupo.

Resultados de Aprendizagem

O objetivo geral desta unidade curricular é desenvolver, nos estudantes, as competências para a lecionação dos conteúdos programáticos de Geologia no Ensino Secundário.

Os estudantes deverão:

1. Conhecer os conceitos no âmbito dos conteúdos de Geociências do Ensino Secundário;

2. Saber aplicar os conhecimentos em Geociências no ensino e aprendizagem de conteúdos programáticos específicos;

3. Saber elaborar planificações de unidades de ensino de Geociências do Ensino Secundário;

4. Construir materiais didáticos e instrumentos adequados aos conteúdos programáticos de Geologia do Ensino Secundário;

5. Conhecer os princípios da Geoética.

Estágio(s)

Não

Programa

Programa Teórico

Organização curricular e programas de Geologia do Ensino Secundário - Conteúdos científicos, estratégias, recursos didáticos e instrumentos.

Educação científica e desenvolvimento sustentável em Geociências.

Comportamentos culturais, sociais, cívicos e éticos.

Geoética.


Programa Teórico-Prático

Manuais escolares e manuais de professores para o Ensino Secundário: análise, avaliação e utilização.

Seleção e planificação de unidades de ensino e de aulas de Geociências do Ensino Secundário.

Construção de recursos didáticos e instrumentos relacionados com os conteúdos científicos das unidades de ensino/aulas selecionadas.

Docente(s) responsável(eis)

Joana Margarida dos Santos Simões Torres

Métodos de Avaliação

Avaliação
Portefólio: 20.0%
Resolução de problemas: 20.0%
Trabalho de síntese: 30.0%
Apresentações orais.A discussão dos trabalhos escritos poderá ser feita nas épocas de exame: 30.0%

Bibliografia

Almeida 2014. A geoética no currículo e na formação de professores. GEOlogos, 11, 35-40.

Cachapuz, Praia, Jorge 2000. Perspectivas de ensino das Ciências. Centro de Estudos de Educação em Ciência. Formação de professores–Ciências. Textos de Apoio. Porto: Centro de Estudos de Educação em Ciência

Grotzinger, Jordan 2010. Understanding Earth. New York: W.H. Freeman & Company

Miranda, Bahia (Org.) 2005. Psicologia da educação. Temas de desenvolvimento, aprendizagem e ensino. Lisboa: Relógio D’Água Editores.

Tarbuck, Lutgens, Tasa 2013. Earth: An introduction to physical Geology. New Jersey, USA: Prentice Hall

Tong (Ed) 2014. Geoscience Research and Outreach. Schools and Public Engagemen Netherlands: Springer.

Livros e revistas científicas de caráter metodológico e didático/Textbooks and methodological and didactic journals