Didáctica das Geociências II
1
2019-2020
02003938
Didáticas Específicas
Português
Presencial
Semestral
7.5
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Didática das Geociências I
Didática da Biologia I.
Métodos de Ensino
Ensino por método expositivo, por pesquisa e resolução de problemas de modo a que haja uma participação ativa dos estudantes nos processos de ensino e aprendizagem. As aulas serão orientadas para fomentar a análise crítica, criatividade, rigor científico das comunicações orais e do trabalho escrito. As atividades de pesquisa resultam em apresentações orais e por escrito dos trabalhos realizados individualmente e em grupo.
Resultados de Aprendizagem
O objetivo geral desta unidade curricular é desenvolver, nos estudantes, as competências para a lecionação dos conteúdos programáticos de Geologia no Ensino Secundário.
Os estudantes deverão:
1. Conhecer os conceitos no âmbito dos conteúdos de Geociências do Ensino Secundário;
2. Saber aplicar os conhecimentos em Geociências no ensino e aprendizagem de conteúdos programáticos específicos;
3. Saber elaborar planificações de unidades de ensino de Geociências do Ensino Secundário;
4. Construir materiais didáticos e instrumentos adequados aos conteúdos programáticos de Geologia do Ensino Secundário;
5. Conhecer os princípios da Geoética.
Estágio(s)
NãoPrograma
Programa Teórico
Organização curricular e programas de Geologia do Ensino Secundário - Conteúdos científicos, estratégias, recursos didáticos e instrumentos.
Educação científica e desenvolvimento sustentável em Geociências.
Comportamentos culturais, sociais, cívicos e éticos.
Geoética.
Programa Teórico-Prático
Manuais escolares e manuais de professores para o Ensino Secundário: análise, avaliação e utilização.
Seleção e planificação de unidades de ensino e de aulas de Geociências do Ensino Secundário.
Construção de recursos didáticos e instrumentos relacionados com os conteúdos científicos das unidades de ensino/aulas selecionadas.
Docente(s) responsável(eis)
Ana Isabel Simões Rola
Métodos de Avaliação
Avaliação
Resolução de problemas: 20.0%
Portefólio: 20.0%
Trabalho de síntese: 30.0%
Apresentações orais.A discussão dos trabalhos escritos poderá ser feita nas épocas de exame: 30.0%
Bibliografia
Almeida 2014. A geoética no currículo e na formação de professores. GEOlogos, 11, 35-40.
Cachapuz, Praia, Jorge 2000. Perspectivas de ensino das Ciências. Centro de Estudos de Educação em Ciência. Formação de professores–Ciências. Textos de Apoio. Porto: Centro de Estudos de Educação em Ciência
Grotzinger, Jordan 2010. Understanding Earth. New York: W.H. Freeman & Company
Miranda, Bahia (Org.) 2005. Psicologia da educação. Temas de desenvolvimento, aprendizagem e ensino. Lisboa: Relógio D’Água Editores.
Tarbuck, Lutgens, Tasa 2013. Earth: An introduction to physical Geology. New Jersey, USA: Prentice Hall
Tong (Ed) 2014. Geoscience Research and Outreach. Schools and Public Engagemen Netherlands: Springer.
Livros e revistas científicas de caráter metodológico e didático/Textbooks and methodological and didactic journals