Didáctica das Geociências I

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02003927
Área Científica
Didáticas Específicas
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
7.5
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Sem prerequisitos.

Métodos de Ensino

Ensino por método expositivo, por pesquisa e resolução de problemas de modo a que haja uma participação ativa dos estudantes nos processos de ensino e aprendizagem. As atividades de pesquisa resultam em apresentações orais e por escrito dos trabalhos realizados individualmente e em grupo.)

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular tem como objetivo geral desenvolver nos estudantes competências para a lecionação dos conteúdos programáticos de Geologia no 3.º ciclo do Ensino Básico.

Os estudantes deverão:

1. Compreender os conceitos no âmbito dos conteúdos de Geociências;

2. Saber aplicar os conhecimentos em Geociências no ensino e aprendizagem de conteúdos programáticos específicos;

3. Saber como planificar uma unidade de ensino, construir materiais didáticos e instrumentos;

4. Saber utilizar, adequadamente, os meios de comunicação em diferentes ambientes, em contexto escolar ou outros;

5. Ter capacidade de, autonomamente, delimitar problemas/questões e efetuar trabalho de pesquisa, no âmbito da Didática das Geociências;

6. Conhecer os princípios relacionados com a ética em ambiente escolar

Estágio(s)

Não

Programa

Teóricos

Introdução à Didática das Geociências

História no ensino das Geociências

Interdisciplinaridade no ensino das Geociências

A linguagem no ensino: precisão e rigor na linguagem científica

Portefólios na formação inicial de professores

Modelos para o ensino e aprendizagem das Geociências

Conteúdos de Geociências no âmbito da Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente

Geologia, Sociedade sustentável e Educação ambiental

Orientações curriculares de Ciências Naturais do 3.º ciclo do Ensino Básico (EB).

Avaliação no ensino e aprendizagem das Geociências


Teórico-Práticos

Manuais escolares e manuais de professores: análise, avaliação e utilização

Planificação de unidades de ensino, construção de materiais didáticos e instrumentos para conteúdos programáticos de Geologia do 3.º ciclo do EB

Apresentação oral e por escrito de temas de Geociências do 3.º ciclo EB

O papel da Escola no desenvolvimento moral, de valores e de compromissos éticos: análise e discussão de casos concretos.

Docente(s) responsável(eis)

Joana Margarida dos Santos Simões Torres

Métodos de Avaliação

Avaliação
Resolução de problemas: 20.0%
Portefólio: 20.0%
Apresentações orais.A discussão dos trabalhos escritos poderá ser feita nas épocas de exame: 30.0%
Trabalho de síntese: 30.0%

Bibliografia

Arenilla, Gossot, Rolland, Roussel 2013. Dicionário de pedagogia. Lisboa: Instituto PIAGET.

Cachapuz, Praia, Jorge 2002. Ciência, Educação em Ciência e Ensino das Ciências. Lisboa: Ministério da Educação.

Coelho, Campos 2003. Como abordar o portfólio na sala de aula. Porto: Areal editores.

Galvão, Reis, Freire, Oliveira 2006. Avaliação de competências em Ciências: Sugestões para professores do ensino básico e do ensino secundário. Lisboa: ASA.

Grotzinger, Jordan 2010. Understanding Earth. New York:Freeman & Company.

Tarbuck, Lutgens, Tasa 2013. Earth: An introduction to physical Geology. New Jersey, USA: Prentice Hall.

Morais, Neves, Jorge 2014. Currículos, manuais escolares e práticas pedagógicas. Estudo de processos de estabilidade e mudança no sistema educativo. Lisboa: Edições Sílabo, Lda.

Livros e revistas científicas da especialidade de caráter metodológico e didático/Textbooks and methodological and didactic journal