Didáctica das Geociências I
1
2018-2019
02003927
Didáticas Específicas
Português
Presencial
Semestral
7.5
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Sem prerequisitos.
Métodos de Ensino
Ensino por método expositivo, por pesquisa e resolução de problemas de modo a que haja uma participação ativa dos estudantes nos processos de ensino e aprendizagem. As atividades de pesquisa resultam em apresentações orais e por escrito dos trabalhos realizados individualmente e em grupo.)
Resultados de Aprendizagem
Esta unidade curricular tem como objetivo geral desenvolver nos estudantes competências para a lecionação dos conteúdos programáticos de Geologia no 3.º ciclo do Ensino Básico.
Os estudantes deverão:
1. Compreender os conceitos no âmbito dos conteúdos de Geociências;
2. Saber aplicar os conhecimentos em Geociências no ensino e aprendizagem de conteúdos programáticos específicos;
3. Saber como planificar uma unidade de ensino, construir materiais didáticos e instrumentos;
4. Saber utilizar, adequadamente, os meios de comunicação em diferentes ambientes, em contexto escolar ou outros;
5. Ter capacidade de, autonomamente, delimitar problemas/questões e efetuar trabalho de pesquisa, no âmbito da Didática das Geociências;
6. Conhecer os princípios relacionados com a ética em ambiente escolar
Estágio(s)
NãoPrograma
Teóricos
Introdução à Didática das Geociências
História no ensino das Geociências
Interdisciplinaridade no ensino das Geociências
A linguagem no ensino: precisão e rigor na linguagem científica
Portefólios na formação inicial de professores
Modelos para o ensino e aprendizagem das Geociências
Conteúdos de Geociências no âmbito da Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente
Geologia, Sociedade sustentável e Educação ambiental
Orientações curriculares de Ciências Naturais do 3.º ciclo do Ensino Básico (EB).
Avaliação no ensino e aprendizagem das Geociências
Teórico-Práticos
Manuais escolares e manuais de professores: análise, avaliação e utilização
Planificação de unidades de ensino, construção de materiais didáticos e instrumentos para conteúdos programáticos de Geologia do 3.º ciclo do EB
Apresentação oral e por escrito de temas de Geociências do 3.º ciclo EB
O papel da Escola no desenvolvimento moral, de valores e de compromissos éticos: análise e discussão de casos concretos.
Docente(s) responsável(eis)
Pedro Miguel Callapez Tonicher
Métodos de Avaliação
Avaliação
Resolução de problemas: 20.0%
Portefólio: 20.0%
Apresentações orais.A discussão dos trabalhos escritos poderá ser feita nas épocas de exame: 30.0%
Trabalho de síntese: 30.0%
Bibliografia
Arenilla, Gossot, Rolland, Roussel 2013. Dicionário de pedagogia. Lisboa: Instituto PIAGET.
Cachapuz, Praia, Jorge 2002. Ciência, Educação em Ciência e Ensino das Ciências. Lisboa: Ministério da Educação.
Coelho, Campos 2003. Como abordar o portfólio na sala de aula. Porto: Areal editores.
Galvão, Reis, Freire, Oliveira 2006. Avaliação de competências em Ciências: Sugestões para professores do ensino básico e do ensino secundário. Lisboa: ASA.
Grotzinger, Jordan 2010. Understanding Earth. New York:Freeman & Company.
Tarbuck, Lutgens, Tasa 2013. Earth: An introduction to physical Geology. New Jersey, USA: Prentice Hall.
Morais, Neves, Jorge 2014. Currículos, manuais escolares e práticas pedagógicas. Estudo de processos de estabilidade e mudança no sistema educativo. Lisboa: Edições Sílabo, Lda.
Livros e revistas científicas da especialidade de caráter metodológico e didático/Textbooks and methodological and didactic journal