Gestão Territorial de Risco

Ano
1
Ano lectivo
2017-2018
Código
02003891
Área Científica
Ciências da Terra
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
7.5
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos básicos em ciências naturais e exatas, ciências sociais ou experiência profissional nas ciências do risco.

Métodos de Ensino

Realização de Workgroups para discussão e apresentação temática.

Planificação e explicação detalhada de passos metodológicos para a realização de exercícios individuais, com apresentação de relatório final.

Utilização de ferramentas de cálculo e de métodos estatísticos e projeção de cartografia.

Utilização se softwares específico para autoaprendizagem.

Trabalhos de observação e recolha de informação por levantamentos de campo e de bases de dados, com apoio tutorial.

Resultados de Aprendizagem

Com esta unidade curricular pretende-se que os alunos avaliem, quantitativa e qualitativamente, as variáveis que determinam a magnitude e severidade dos processos de risco, a análise do grau de risco e a resposta de mitigação e emergência. (A) Promove-se a aquisição de e estruturação de dados que suportem análise estatística do risco, e de produção de cartografia temática. (B) Procura-se uma introdução às metodologias de investigação e análise das componentes do risco. (C) Propõe-se a análise dos instrumentos de gestão territorial, e dos planos de ordenamento e planeamento a diferentes escalas  com reflexo na prevenção, redução e minimização dos riscos, bem como acções gestão da emergência.

Estágio(s)

Não

Programa

(1) Cartografia temática. Tecnologia e recursos do sistema GPS, precisão, software de transferência de dados, organização de informação e campos de aplicação.

(2) Parâmetros de análise do risco. Métodos de análise (heurísticos, determinísticos e probabilísticos). Modelos de representação da susceptibilidade baseado em modelos de probabilidade Bayesiana.

(3) Tipos de cartografia de output. Checklist dos conteúdos documentais e cartográficos para planos de âmbito nacional, regional e municipal.

(4) Análise do Grau de Risco. Noção de Probabilidade e Gravidade. As matrizes de análise do Risco segundo as classificações OEM, AS/NZ(s) e ANPC. Conceito de ALARP e de curvas FN.

(5) Planos de Contingência. Estrutura, Processos e Níveis de Comunicação.

(6) O Sistema de Protecção Civil. Competências, organização e actores. O enquadramento da Lei de Bases de Protecção Civil e do SIOPS. O quadro de operacionalização no âmbito da protecção civil. A mobilização de recursos e de agente.

Docente(s) responsável(eis)

Alexandre Manuel de Oliveira Soares Tavares

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo: 15.0%
Trabalho de investigação: 15.0%
Trabalho de síntese: 30.0%
Resolução de problemas: 40.0%

Bibliografia

(1) ANPC (2009). Cadernos Técnicos PROCIV 9. Guia Para Caracterização de Risco no Âmbito da Elaboração de Planos de Emergência de Protecção Civil. Autoridade Nacional de Protecção Civil,Lisboa 28p.

(2) EMA (2004). Emergency Risk Management Applications Guide. Manual 5 – 2nd edition. Emergency Management Australia, Canberra.

(3) Greiving, S., Fleischhauer, M., and Luckenkotter, J. (2006). A matrix based methodology for an integrated risk assessment of spatially relevant hazards. J. Environ. Plann. Manag. 49,1-19.

(4) Julião, R.; Nery, F.; Ribeiro, J.; Branco, M. and Zêzere, J. (2009). Guia Metodológico para a Produção de Cartografia Municipal de Risco e Para a Criação de Sistemas de Informação Geográfica (SIG) de Base Municipal. ANPC/DGOTDU/IGP; Lisboa, 92p.

(5) Kouns, J. and Minoli, D. (2010). Information Technology risk management in enterpise environments. Wiley & Sons, Inc. Publications New Jersey, 421p.

(6) OEM (2008). Hazard Analysis Methodology, Oregon Emergency Management, 8p.