Valorização de Recursos Biológicos e Serviços dos Ecossistemas

Ano
1
Ano lectivo
2020-2021
Código
02039530
Área Científica
Recursos Biológicos, Valorização do Território e Sustentabilidade
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Ecologia.

Métodos de Ensino

A unidade curricular será ministrada em módulo intensivo de duas semanas. Os conteúdos teóricos da unidade curricular serão expostos através de aulas presencias, com recursos a conteúdos ilustradas, e sempre que possível com casos práticos. Os estudantes serão motivados para aplicar as competências adquiridas através de actividades práticas, incluindo a análise e discussão de estudos de caso. A avaliação compreende também a apresentação e discussão em grupo de tópicos de interesse baseados em vários artigos em revistas científicas internacionais.

Resultados de Aprendizagem

Nesta unidade curricular, os alunos deverão conhecer e compreender os conceitos, valores e ameaças aos recursos biológicos e aos serviços dos ecossistemas, com enfoque na problemática da degradação ambiental e nos problemas da sua conservação. Pretende-se ainda que os alunos adquiram conhecimentos sobre as metodologias de cálculo dos bens e serviços de ecossistemas. Serão também introduzidos alguns conceitos legais sobre a conservação da biodiversidade, assim como, ferramentas básicas de gestão de serviços de ecossistemas e as técnicas de monitorização e restauração ecológica.

Estágio(s)

Não

Programa

Conceitos de base: Conceito de biodiversidade e de serviços dos ecossistemas. Tipos de ecossistemas e seus serviços. As origens da problemática da degradação ambiental e da perda da biodiversidade. Ameaças aos recursos biológicos e à biodiversidade;

Serviços dos Ecossistemas e Gestão dos Recursos Biológicos: Legislação principal e principais acordos internacionais. As relações entre os vários serviços dos ecossistemas. A avaliação económica de serviços dos ecossistemas. Ferramentas básicas de gestão de serviços de ecossistemas;

Monitorização integrada da biodiversidade e dos serviços dos ecossistemas: Avaliação da biodiversidade e dos serviços dos ecossistemas. Como proteger a biodiversidade. Restauração ecológica e dos ecossistemas e respetivos serviços.  

Métodos de Avaliação

Avaliação
Resolução de problemas: 20.0%
Trabalho de investigação: 30.0%
Exame: 50.0%

Bibliografia

Shroter, M., Bonn, A., Klotz, S., Seppelt, R., Baessler, C. (2019). Atlas of Ecosystem Services: Drivers, Risks, and Societal Responses. Springer.

Bouma, J. & P. van Beukering (eds) (2015). Ecosystem services: from concept to practice. Cambridge University Press, Cambridge.

Jacobs, S., N. Dendoncker & H. Keune (2014). Ecosystem services: global issues, local practices. Elsevier, San Diego.

Buhl, J.B., Kraft, S. E. & Lant C.L. (2013). The Law and Policy of Ecosystem Services. Island Press

Young, R. H. & M. Potschin (2013). Common International Classification of Ecosystem Services (CICES). Centre for Environmental Management, University of Nottingham.

Ninan (2012). Conserving and Valuing Ecosystem Services and Biodiversity: Economic, Institutional and Social Challenges. Earthscan.