Recursos Genéticos

Ano
1
Ano lectivo
2020-2021
Código
02039483
Área Científica
Recursos Biológicos, Valorização do Território e Sustentabilidade
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos em Genética, Biologia Molecular e Ecologia, Inglês.

Métodos de Ensino

O curso combina aulas teóricas, apresentações e discussão de artigos científicos, aulas práticas laboratoriais, aulas e visitas de campo e de estudo, e ainda a realização e apresentação oral dum projeto feito a nível individual. Agentes na área, Decisores e Investigadores que trabalhem nesta área serão convidados a dar seminários (por exemplo MUM e DGAV). 

Resultados de Aprendizagem

Os objetivos incluem fornecer uma visão geral da importância dos recursos genéticos e como os processos naturais e induzidos pelo homem criam e erodem estes; discutir como a perda de diversidade genética pode ser prevista, caracterizada, medida e evitada; discutir a conservação de genes como parte de conservação integrada da biodiversidade; apresentar e discutir estratégias sustentáveis de gestão e conservação dos recursos genéticos.

Competências:

Reconhecer e utilizar conceitos e princípios da Genética, no âmbito mais restrito dos Recursos, estimulando o pensamento sistémico.

Analisar, sintetizar e processar informação, utilizando as metodologias e as adequadas técnicas laboratoriais e informáticas, com vista a caracterizar recursos genéticos.

Processar, interpretar e comunicar informação actual sobre vários temas relacionados com os Recursos Genéticos.

Autonomizar-se em termos de metacognição e de autoaprendizagem, nomeadamente em termos de pesquisa de literatura científica. 

Estágio(s)

Não

Programa

Evolução da diversidade, dinâmica populacional e processos genéticos correspondentes; processos ecológicos e adaptação; ecótipos; resistência e co-evolução entre plantas e pragas associadas; endogamia, deriva genética e erosão; domesticação. Caracterização de recursos genéticos para domesticação, melhoramento e cultivo. Ferramentas Moleculares para a avaliação e caracterização de Recursos Genéticos. Efeito do uso da terra, agricultura, silvicultura, reprodução e biotecnologia na biodiversidade e recursos genéticos; métodos ex situ, in situ, dinâmicos e estáticos para a conservação de recursos genéticos; gestão de bancos de genes e reservas de conservação de genes. Recursos genéticos e relação com as alterações climáticas. Aumento do potencial adaptativo em eventos climáticos extremos; novas pragas e patógenos. Diversidade e Riqueza dos Recursos Genéticos em Portugal e região Centro: plantas silvestres e parentes de plantas cultivadas, raças, cultivares e variedades antigas, e fungos.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Relatório de seminário ou visita de estudo: 20.0%
Projecto: 30.0%
Exame: 50.0%

Bibliografia

- Selected and current Research Articles form several reference journals in the area.

- Selected Review Articles on the scope of Genetic Resources.

- FAO Reports.

- EU Reports.

- Reports on Case Studies.

- Programmes for Conservation of Genetic Reports at the National Level (examples of several countries).

- Genetics. Analysis of Genes and Genomes (2012). 8th edition. Daniel L. Hartl & Maryellen Ruvolo. Jones and Bartlett Learning.

- Genetic Analysis. An integrated approach (2012). Mark F. Sanders & John L. Bowman. Pearson Education.

- Introduction to Genetic Analysis (2008). 9th Edition. A. Griffiths, S. Wessler, R. Lewontin & S. B. Carrol. W. H. Freeman and Company.

- Principles of Plant Genetics and Breeding (2012). George Acquaah. Second Edition. John Wiley & Sons, Ltd.

- Plant Breeding. Principles and prospects (1994).  M.D. Hayard, N.O. Bosemark & I. Romagosa.  Chapman & Hall.

- Plants, Genes, and Agriculture (1994). M.J. Chrispeels, D.E. Sada &. Jones and Bartlett Publishers.