Metodologias de Investigação Científica em Ciências da Vida, da Natureza e da Engenharia
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2021-2022
02025796
Metodologia da Investigação Científica
Inglês
E-learning
Semestral
5.0
Obrigatória
Curso Não Conferente de Grau
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
A metodologia de ensino assenta na aprendizagem ativa dos alunos. Os conteúdos são apresentados em diversos formatos: textos, vídeos e atividades de análise e discussão, suportados pelas diversas ferramentas disponibilizadas pela plataforma.
A unidade curricular encontra-se organizada numa estrutura modular sequencial, com conteúdos, objetivos, atividades e calendarização específicas.
Cada estudante terá, regularmente, espaço para interagir com colegas e com a equipa docente; partilhando dúvidas, objeções críticas; sugestões; perplexidades e testemunhos pessoais que entendam pertinentes.
Resultados de Aprendizagem
Esta unidade curricular visa preparar os estudantes para a entrada no ecossistema científico internacional, escrita de teses ou de relatórios, e para tal contribuem os seguintes objetivos:
• conhecer os ecossistemas científicos nacional e internacional, incluindo as estruturas e redes de investigação;
• conhecer as diferentes metodologias com vista à obtenção de contribuições originais para o conhecimento científico;
• compreender o processo de publicação;
• conhecer, organizar e analisar de forma crítica as fontes de informação;
• saber conceber experiências e analisar dados;
• conhecer as entidades e as formas de financiamento da investigação.
Estágio(s)
SimPrograma
• Ecossistemas de investigação científica
• O processo científico e os diferentes métodos de investigação;
• Conceção de experiências e análise de dados;
• Fontes bibliográficas: tipos, utilização, escolha; dados bibliométricos; revisão de literatura (estado da arte);
• Elaboração e avaliação de propostas de investigação (projeto de tese, tese, proposta de financiamento; elaboração e avaliação de CV’s);
• Comunicação científica para diferentes públicos: apresentações em eventos científicos, escrita de artigos científicos, comunicação para outros públicos. Ciência aberta;
• Gestão de dados científicos;
• Avaliação dos impactos da investigação;
• Integração da igualdade de género na investigação;
• Ética e integridade científica.
Docente(s) responsável(eis)
Cláudia Margarida Gonçalves Cavadas
Métodos de Avaliação
Avaliação
A classificação final do curso é expressa numa escala de 0 – 20 valores. Os módulos 1 a 10 terão um peso de 60% na avaliação final e os restantes módulos 40%: 100.0%
Bibliografia
CRESWELL, J. W. & CRESWELL, J. D. (2018), “Research design: qualitative, quantitative, and mixed methods approaches” (5th ed.). Sage. USA.
FENBY-HULSE, K., HEYWOOD, E. & WALKER, K. (Editors) (2019), “Research Impact and the Early Career Researcher: Lived Experiences, New Perspectives”. Taylors & Francis Books. USA.
GASTEL, B. & DAY, R. (2019), “How to Write and Publish a Scientific Paper” (8th ed.). Greenwood. USA.
REED, M. S. (2018), “The Research Impact Handbook” (2nd ed.), Fast Track Impact Ltd. USA.
STEWART, C. N. JR. (2011), “Research Ethics for Scientists: a Companion for Students”. John Wiley & Sons, Ltd.
SWETNAM, D. & SWETNAM, R. (2010), “Writing Your Dissertation” (3rd ed.). How To Books, Oxford.
TURABIAN, K. L. (2013), “A Manual for Writers of Research Papers, Theses, and Dissertations” (8th ed.). The University of Chicago Press.
WISKER, G. (2001), “The Postgraduate Research Handbook”. Palgrave Macmillan.