Metodologias de Investigação Científica em Ciências da Vida, da Natureza e da Engenharia

Ano
1
Ano lectivo
2020-2021
Código
02025796
Área Científica
Metodologia da Investigação Científica
Língua de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
E-learning
Duração
Semestral
Créditos ECTS
5.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

A metodologia desta unidade curricular assenta na aprendizagem ativa do formando através da apropriação dos conteúdos, análise e discussão de casos reais e seminários temáticos. Pressupõe-se a apresentação dos conteúdos em diversos formatos, nomeadamente, textos, vídeos e atividades de análise e discussão, suportados pelas diversas ferramentas disponibilizadas pela plataforma.

Aos alunos é dado, regularmente, espaço para formularem respostas a perguntas dirigidas pela equipa docente; dúvidas, objeções críticas; sugestões; perplexidades e testemunhos pessoais que entendam pertinentes.

A unidade curricular encontra-se organizada numa estrutura modular sequencial, com conteúdos, objetivos, atividades e calendarização específicas.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular visa preparar os estudantes para a entrada no ecossistema científico internacional, escrita de teses ou de relatórios, e para tal contribuem os seguintes objetivos:

  • conhecer os ecossistemas científicos nacional e internacional, incluindo as estruturas e redes de investigação;
  • conhecer as diferentes metodologias com vista à obtenção de contribuições originais para o conhecimento científico;
  • compreender o processo de publicação;
  • conhecer, organizar e analisar de forma crítica as fontes de informação;
  • saber conceber experiências e analisar dados;
  • conhecer as entidades e as formas de financiamento da investigação.

Estágio(s)

Não

Programa

  • Ecossistemas de investigação científica
  • O processo científico e os diferentes métodos de investigação;
  • Conceção de experiências e análise de dados;
  • Fontes bibliográficas: tipos, utilização, escolha; dados bibliométricos; revisão de literatura (estado da arte);
  • Elaboração e avaliação de propostas de investigação (projeto de tese, tese, proposta de financiamento; elaboração e avaliação de CV’s);
  • Comunicação científica para diferentes públicos: apresentações em eventos científicos, escrita de artigos científicos, comunicação para outros públicos. Ciência aberta;
  • Gestão de dados científicos;
  • Avaliação dos impactos da investigação;
  • Integração da igualdade de género na investigação;
  • Ética e integridade científica.

Docente(s) responsável(eis)

Luís Adriano Alves de Sousa Oliveira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Participação ativa ao longo de todos os módulos do curso : 15.0%
Trabalho final individual : 85.0%

Bibliografia

OLIVEIRA, L. A. (2018), “Escrita Científica: da Folha em Branco ao Texto Final”. Lidel. In Portuguese.
REED, M. S. (2018), “The Research Impact Handbook” (2.nd ed.), Fast Track Impact Ltd. USA.
STEWART, C. N. JR. (2011), “Research Ethics for Scientists: a Companion for Students”. John Wiley & Sons, Ltd.
SWETNAM, D. & SWETNAM, R. (2010), “Writing Your Dissertation” (3th ed.). How To Books, Oxford.
TURABIAN, K. L. (2013), “A Manual for Writers of Research Papers, Theses, and Dissertations” (8.th ed.). The University of Chicago Press.

ASHBY, M. (2005), “How to Write a Paper” (6th ed.). Cambridge U.P.
CRESWELL, J. W. & CRESWELL, J. D. (2018), “Research design: qualitative, quantitative, and mixed methods approaches” (5.th ed.). Sage. USA.
FENBY-HULSE, K., HEYWOOD, E. & WALKER, K. (Editors) (2019), “Research Impact and the Early Career Researcher: Lived Experiences, New Perspectives”. Taylors & Francis Books. USA.
GASTEL, B. & DAY, R. (2016), “How to Write and Publish a Scientific Paper” (8.th ed.). Greenwood. USA.
LEVIN, P. (2011), “Excellent Dissertations” (2.nd ed.). Open University Press, McGraw-Hill.
OLIVEIRA, L. A. (2012), “Dissertação e Tese em Ciência e Tecnologia” (3.rd ed.). Lidel. In Portuguese.
OLIVEIRA, L. A. (2013), “Ética em Investigação Científica”. Lidel. In Portuguese.