Supervisão, Planeamento e Avaliação em Educação Física

Ano
1
Ano lectivo
2020-2021
Código
02039439
Área Científica
Formação de professores de áreas disciplinares específicas
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
1.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

O curso contará com 8 sessões presenciais (3 horas cada uma).

Estas sessões serão desenvolvidas com a combinação dos seguintes métodos: exposição unívoca para introdução de temas e atualização de conhecimentos; análise de casos (situações-problema ou documentos) e fontes de conhecimento; em grupo e individualmente, produção de documentos de trabalho a aplicar em contexto escolar; reflexão partilhada de resolução de problemas.

As tarefas a cumprir são construídas prevendo a conceção de seis produtos escritos (quatro individualmente) que constituirão um portefólio individual, em cuja análise assentará a avaliação dos formandos.

No final da última sessão, os formandos farão a avaliação do curso.

Estágio(s)

Não

Programa

Apresentação do curso, seus objetivos, metodologia, produtos esperados e avaliação.

1. As possibilidades de melhoria do ensino através de dispositivos de trabalho em colaboração, associadas à necessidade de articular verticalmente o currículo em cada escola;

2. Estratégias de supervisão pedagógica e respetiva funcionalidade de acordo com características concretas (de pessoas, tarefas e contextos);

3. As finalidades, áreas de competências e perfil de saída dos alunos à saída da escolaridade obrigatória;

4. As aprendizagens essenciais em Educação Física – formato e conteúdo, em cada ano de escolaridade;

5. O plano de turma – função, estrutura e conteúdo fundamental;

6. A especificidade do plano de turma e, consequentemente, a necessária previsão de opções de diferenciação;

7. Etapa de diagnóstico numa avaliação de caráter formativo e respetiva operacionalização.

Docente(s) responsável(eis)

Miguel Ângelo Sousa Fachada Domingues Coelho

Métodos de Avaliação

Avaliação
As tarefas a cumprir são construídas prevendo a conceção de seis produtos escritos (quatro individualmente) que constituirão um portefólio individual, em cuja análise assentará a avaliação dos formandos: 100.0%