Supervisão, Planeamento e Avaliação em Educação Física
1
2020-2021
02039439
Formação de professores de áreas disciplinares específicas
Português
Presencial
1.0
Obrigatória
Curso Não Conferente de Grau
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
O curso contará com 8 sessões presenciais (3 horas cada uma).
Estas sessões serão desenvolvidas com a combinação dos seguintes métodos: exposição unívoca para introdução de temas e atualização de conhecimentos; análise de casos (situações-problema ou documentos) e fontes de conhecimento; em grupo e individualmente, produção de documentos de trabalho a aplicar em contexto escolar; reflexão partilhada de resolução de problemas.
As tarefas a cumprir são construídas prevendo a conceção de seis produtos escritos (quatro individualmente) que constituirão um portefólio individual, em cuja análise assentará a avaliação dos formandos.
No final da última sessão, os formandos farão a avaliação do curso.
Estágio(s)
NãoPrograma
Apresentação do curso, seus objetivos, metodologia, produtos esperados e avaliação.
1. As possibilidades de melhoria do ensino através de dispositivos de trabalho em colaboração, associadas à necessidade de articular verticalmente o currículo em cada escola;
2. Estratégias de supervisão pedagógica e respetiva funcionalidade de acordo com características concretas (de pessoas, tarefas e contextos);
3. As finalidades, áreas de competências e perfil de saída dos alunos à saída da escolaridade obrigatória;
4. As aprendizagens essenciais em Educação Física – formato e conteúdo, em cada ano de escolaridade;
5. O plano de turma – função, estrutura e conteúdo fundamental;
6. A especificidade do plano de turma e, consequentemente, a necessária previsão de opções de diferenciação;
7. Etapa de diagnóstico numa avaliação de caráter formativo e respetiva operacionalização.
Docente(s) responsável(eis)
Miguel Ângelo Sousa Fachada Domingues Coelho
Métodos de Avaliação
Avaliação
As tarefas a cumprir são construídas prevendo a conceção de seis produtos escritos (quatro individualmente) que constituirão um portefólio individual, em cuja análise assentará a avaliação dos formandos: 100.0%