Petrologia e Análise de Diagénese

Ano
1
Ano lectivo
2015-2016
Código
02003815
Área Científica
Geologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Mineralogia, Petrologia Sedimentar e Geologia Geral. 

Métodos de Ensino

Aulas Teóricas:Exposição oral das matérias com recurso a meios multimédia.

Aulas Práticas de Laboratório: Trabalho individual ou em pequenos grupos (máximo de 2 alunos cada) de acordo com as técnicas evidenciadas nos conteúdos programáticos acima apresentados.

Resultados de Aprendizagem

No final do curso é esperado que os alunos: 1. Caracterizem e classifiquem, a diferentes escalas de observação e de análise (macroscopicamente e microscopicamente), qualquer amostra de rocha sedimentar, sua mineralogia e organização faciológica, integrando num sistema genético e deposicional. 2. Tenham adquirido grande parte dos conceitos relacionados com a diagénese e porosidade, e reconheçam as modificações diagenéticas de rochas siliciclásticas e carbonatadas. 3. Conheçam as principais características das rochas sedimentares no processo de avaliação de potenciais reservatórios siliciclásticos e carbonatados.

Estágio(s)

Não

Programa

Parte Teórica:

1. Técnicas utilizadas em petrologia sedimentar moderna. 2. Composição dos materiais sedimentares e texturas: Significados paleoambientais de minerais. Principais classificações. 3. Isótopos estáveis de carbono e de oxigénio: fracionamento isotópico, controle paleoambiental e diagenético, paleotermómetros 4. Diagénese: Fatores e processos químicos e físicos. Ambientes e campos diagenéticos. Cimentação. Indicadores de transformações diagenéticas. 5. Porosidade e permeabilidade: Porosidade primária e secundária. Tipologia dos poros e implicações genéticas.

Prática Laboratorial e de Campo:

1. Macroscopia de amostras de diferentes contextos deposicionais e diagenéticos. 2. Microscopia. Procedimentos de quantificação dos elementos constituintes. Classificação de rochas e interpretação do contexto tectónico e evolução diagenética. Classificação e quantificação da porosidade. 3. Análise das fracções densa e argilosa.

Docente(s) responsável(eis)

Pedro Alexandre Henriques Dias Morgado Dinis

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 50.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 50.0%

Bibliografia

Adams, A. E., MacKenzie, W. S. & Guilford, C. (1984). Atlas of sedimentary rocks under microscope. Longman Scientific & Technical, Harlow, 104 p.

Berg, R.R. (1986). Reservoir sandstones. Prentice-Hall, Inc., 481p.

Chamley, H. (1989). Clay Mineralogy. Berlin: Springer, 623 p.

Mange, M. A., Maurer, H.F.W. (1992). Heavy minerals in colour. Chapman and Hall, London, 147pp.

Marshall, J.D. (1987). Diagenesis of sedimentary sequences. Geol. Soc. Special Publication Nº36, Blackwell Scientific Publs., 360p.

Scholle, P.A. & Ulmer-Scholle, D.S. (2003). A color guide to the petrography of carbonate rocks. AAPG Memoir 77.

Tucker, M.E. (2001). Sedimentary Petrology. Blackwell Scientific (Third Edition), 262p.

Tucker, M. E. & Wright, V. P. (1990). Carbonate Sedimentology. Blackwell Science Ltd, 482p.