Modernidade, colonialismo e violência racial

Ano
1
Ano lectivo
2020-2021
Código
03020925
Área Científica
Sociologia
Língua de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Recomenda-se competências mínimas no domínio das ciências sociais. Tendo em conta que os seminários são lecionados em inglês, é requisito fundamental um conhecimento da língua inglesa que permita a compreensão e a expressão oral, bem como a leitura e a interpretação de textos académicos. No que diz respeito à escrita, os/as estudantes devem ter competência para escrever em inglês ou português ou espanhol.

Métodos de Ensino

As aulas desta unidade curricular alternarão momentos de exposição oral por parte do/as docentes ou de estudantes (apresentação de textos ou de temas articulados com o programa) e momentos de reflexão coletiva e debate. Os últimos, incluirão, atividades de ensino/aprendizagem ativos, como trabalhos em grupo e simulações. Para que o modelo funcione plenamente, os/as estudantes devem fazer as leituras recomendadas antes de cada aula.

Resultados de Aprendizagem

Objetivo geral:

Desenvolver uma reflexão crítica sobre como as relações de poder têm historicamente configurado o racismo e o antirracismo nos âmbitos da produção de conhecimento, das politicas públicas e das lutas coletivas.

Objetivos específicos:

1. Adquisição de conhecimento avançado da literatura produzida no âmbito do pensamento descolonial e das teorias críticas de raça e racismo que se desenvolveram na academia e nos movimentos sociais.

2. Desenvolvimento de enquadramentos teórico-analíticos para a reflexão sobre os contornos atuais do antirracismo e da reprodução de violência racista, nomeadamente segregação e violência policial, políticas de ação afirmativa e a legislação antidiscriminação. 

Estágio(s)

Não

Programa

1) Raça/Modernidade

1.1. Eurocentrismo e o mito da modernidade

1.2. Raça e a formação de Europa/Ocidente como ideia e projeto político

1.3. A colonialidade de género

2) O estado racial e projeto colonial moderno

2.1. Racialização/deshumanização

2.2. O mito do direito moderno: imperialismo e soberania

2.3. O Estado racial e bio-/necro-política

3) Os desafios do antirracismo político

3.1. Violência policial, território e genocídio

3.2. Antirracismo, direito e justiça: para além da antidiscriminação

3.3. Políticas de ação afirmativa e racismo institucional

Métodos de Avaliação

Avaliação
A avaliação será dinâmica e bipartida: trabalho escrito em inglês ou português ou espanhol (70%) e participação oral na aula (30%): 100.0%

Bibliografia

Alves, Jaime Amparo (2018), The Anti-Black City. Police Terror and Black Urban Life in Brazil, Minneapolis: University of Minnesota Press.

Fitzpatrick, Peter (1992) The Mythology of Modern Law, London: Routledge.

Goldberg, David T. (2002), The Racial State, Oxford: Blackwel.

Quijano, Aníbal (2000), ‘Coloniality of Power, Eurocentrism and Latin America’, Nepantla: Views from South, 1(3), pp. 533-580.

Wynter, Sylvia (2003) ‘Unsettling the Coloniality of Being/Power/Truth/Freedom Towards the Human, After Man, Its Overrepresentation—An Argument’, CR: The New Centennial Review, Volume 3, Number 3, Fall, pp. 257-337.