Acesso ao direito e à justiça, tribunais e políticas da administração da justiça
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2020-2021
03020908
Sociologia
Inglês
Presencial
Semestral
10.0
Obrigatória
3º Ciclo - Doutoramento
Conhecimentos de Base Recomendados
Recomenda-se competências mínimas no domínio das ciências sociais. Tendo em conta que os seminários são lecionados em inglês, é requisito fundamental um conhecimento da língua inglesa que permita a compreensão e a expressão oral, bem como a leitura e a interpretação de textos académicos. No que diz respeito à escrita, os/as estudantes devem ter competência para escrever em inglês ou português ou espanhol.
Métodos de Ensino
As aulas desta unidade curricular alternarão momentos de exposição oral por parte do/as docentes ou de estudantes (apresentação de textos ou de temas articulados com o programa) e momentos de reflexão coletiva e debate. Os últimos, incluirão, atividades de ensino/aprendizagem ativos, como trabalhos em grupo e simulações. Para que o modelo funcione plenamente, os/as estudantes devem fazer as leituras recomendadas antes de cada aula.
Resultados de Aprendizagem
O objetivo geral desta UC é promover uma reflexão sobre as barreiras que afetam o acesso ao direito e à justiça, o poder judicial, o papel e as funções dos tribunais nas sociedades contemporâneas e as políticas públicas da administração e inovação da justiça.
Objetivos específicos:
1. desenvolver uma reflexão avançada sobre as barreiras que afetam o acesso ao direito e à justiça, o papel do Estado, as relações entre poderes, a função dos tribunais constitucionais, a independência e a accountability do poder judicial;
2. facultar aos estudantes instrumentos de análise para o estudo dos novos cenários e das mudanças em curso nos sistemas judiciais do Norte e do Sul globais;
3. promover uma leitura abrangente e crítica sobre a questão do poder judicial e do poder político;
4. proporcionar instrumentos conceptuais e teóricos para analisar os impactos das reformas, a qualidade do judiciário, os caminhos de inovação da justiça e as transformações das profissões jurídicas.
Estágio(s)
NãoPrograma
1) Estado, poder judicial e tribunais
1.1. As barreiras que afetam o acesso ao direito e à justiça
1.2. As mudanças dos estados e as dinâmicas entre centros e periferias
1.3. O judiciário e a sua relação com os outros poderes do estado
1.4. A justiça e a política
1.5. O papel dos tribunais constitucionais
2) Tribunais e as políticas públicas de administração da justiça
2.1. O equilíbrio entre independência e accountability
2.2. Estado de direito e qualidade no judiciário
2.3. Reformas judiciais, novas tecnologias e processos de inovação da justiça
2.4. A justiça nos territórios: proximidade, especialização, concentração e eficiência
3) O estado, a sociedade e o mercado: transformações nas profissões jurídicas e nos mecanismos de resolução de conflitos
3.1. As funções e o desempenho dos tribunais
3.2. Tribunais e direitos humanos
3.3. Resolução de conflitos dentro e fora dos tribunais
3.4. As profissões jurídicas em transformação
3.5. As relações entre o direito e a economia.
Métodos de Avaliação
Avaliação
A avaliação será dinâmica e bipartida: trabalho escrito em inglês ou português ou espanhol (70%) e participação oral na aula (30%): 100.0%
Bibliografia
Cappelletti, M. & Garth B. (1978) Access to Justice. Buffalo Law Review, 27, 181-292.
Piana, D. (2010), Judicial accountabilities in new Europe: from rule of law to quality of justice. Farnham: Ashgate.
Santos, B. de S. (1987), "Law: A Map of Misreading. Toward a Post-Modern Conception of Law", Journal of Law and Society, 14, 3, 27 9-302.
Santos, B. de S. (2000),"Law and Democracy: (Mis)trusting de Global Reform of Courts", in Jenson, J. & Santos, B. de S. (Eds.), Globalizing Institutions: Case Studies in Regulation and Innovation. Aldershot: Ashgate, 253-284.
Shapiro, M. (1981), Courts. A Comparative and Political Analysis. Chicago-London: The University of Chicago Press.
Shetreet, S. & Forsyth, C. (eds.) (2011), The culture of judicial independence: conceptual foundations and practical challenges. Leiden: Martinus Nijhoff Publishers.