Seminário de Geologia e Ordenamento

Ano
1
Ano lectivo
2020-2021
Código
02003770
Área Científica
Ciências da Terra
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos básicos em geociências.

Métodos de Ensino

Realização de Workgroups para discussão e apresentação temática. Assistência a seminários e palestras em contextos institucionais diversos. Planificação e explicação detalhada de passos metodológicos para a realização de exercícios individuais, com apresentação de trabalho final em relatório e sob a forma oral. Utilização de ferramentas de cálculo e de métodos estatísticos e projecção de cartografia. Utilização se softwares específico para auto-aprendizagem. Apoio tutorial no esclarecimento de dúvidas e resolução de exercícios. Apoio à elaboração dos relatórios e apresentação oral. 

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se que o estudante desenvolva conhecimentos sobre ordenamento do território, gestão e conservação de recursos naturais, e desenvolvimento sustentável. (A)

Pretende-se construir epistemologias de conhecimento que fundamentem a análise de problemas, a selecção de metodologias de análise e de técnicas e de actuação. (B)

Procura-se que os estudantes adquiram competências instrumentais em análise e síntese, organização e planificação, resolução de problemas, gestão de informação e comunicação oral e escrita. (C)

Pretende-se que os estudantes desenvolvam competências pessoais em trabalho de grupo em equipas interdisciplinares, em raciocínio crítico, em comunicação com outros especialistas de compromisso ético. (D)

Pretende-se que os estudantes adquiram competências de aprendizagem autónoma e de adaptação a novas situações, preocupação com a qualidade e o desenvolvimento sustentável, de aplicação de conhecimentos teóricos na prática e de autocrítica e auto-avaliação. (E).

Estágio(s)

Não

Programa

1 - Conceitos básicos e evolução histórica do Ordenamento do Território. Unidades territoriais. Pressupostos do planeamento ambiental. Critérios de planeamento.

2 - Processos e instrumentos no ordenamento local, regional e nacional. Envolvimento público na definição do uso do solo e no planeamento.

3 - Variáveis geológicas local e regionais com incidência no ordenamento regional e municipal.

4 - Critérios geológicos na mitigação de impactes associados à exploração de recursos minerais e hídricos e na definição de condicionantes relacionadas com os riscos geológicos. Critérios geológicos nos estudos de impacte ambiental.

5 - Exercícios de cartografia aplicada ao ordenamento com recolha, tratamento e gestão de informação geo-referenciada aplicada ao ordenamento.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Relatório de seminário ou visita de estudo: 20.0%
Resolução de problemas: 40.0%
Trabalho de investigação: 40.0%

Bibliografia

Laín Huerta, L. (edit.) (2002). Los Sistemas de Información Geográfica en la Gestiónde los Riesgos Geológicos y el Medio Ambiente. Instituto Geológico y Minero de España. Madrid.

Partidário, M. Rosário (1999). Introdução ao Ordenamento do Território. Universidade Aberta, Lisboa

Santos, R.F. (2004).  Panejamento ambiental. Teoria e prática. Oficina de Textos, S. Paulo.

Schmidt, L.; Gil Nave, J.; Guerra, J. (2005) – Autarquias e desenvolvimento sustentável. Agenda 21 Local e Novas Estratégias Ambientais. Fronteira do Caos Editora, Porto.

Estratégia Nacional para os Recursos Geológicos (2012). DR Resolução do Conselho de Ministros n.º 78/2012, de 11 de Setembro

Castelo-Branco, M.; e Coito, A. (2011) Restrições e Servidões de Utilidade Pública. Informação 9, DGOTDU.

Ferrão, P., Pinheiro, L. (2011). Proposta Plano Nacional de Gestão de Resíduos 2011-2020, IST/APA.