Coimbra 2030, que cenários?

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
02039307
Área Científica
Gestão
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

A unidade curricular organiza-se em aulas, sessões com os parceiros da plataforma 2020 e conferências com especialistas convidados e outras entidades relevantes no contexto do desenvolvimento da Região. As 6 sessões com os docentes visam introduzir os temas do programa e apontar pistas para a investigação. As 5 sessões serão organizadas pelos GAL - Gabinetes de Apoio Local com ação na Região. As conferências enquadram e suscitam análise crítica de temas relevantes para os projetos dos estudantes.

A unidade curricular será avaliada em sede de aplicação no projeto de I&D, desenvolvido em articulação durante o curso, sob orientação dos formadores das várias unidades curriculares. A avaliação do projeto integra a apresentação de Relatórios Parcelares no final de cada fase, em grupo e individuais, e de um Relatório Final, que será também apresentado publicamente, com a seguinte ponderação na nota final: Relatórios Parcelares 3*20%; Relatório Final (incluindo apresentação pública) 40%.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular oferece uma visão territorial da economia permitindo aos estudantes uma perspetiva geral da organização territorial das políticas  públicas. A caracterização da região Centro no contexto nacional e da Região de Coimbra no contexto da Região Centro permitem conhecer o contexto territorial de atuação da plataforma Coimbra 2030 visando estimular um olhar atento dos estudantes sobre o presente, de modo a refletirem sobre o novo ambiente estratégico e explorarem o futuro de modo consistente. Pretende-se ainda que os estudantes compreendam o planeamento enquanto processo de articulação consistente entre a antecipação e a ação, bem como a importância da construção de cenários estrategicamente relevantes para avaliação dos impactos de tomada de decisões, numa nova realidade pós pandemia. 

Estágio(s)

Não

Programa

1. Território e economia; Políticas públicas e organização territorial.
2. A Nomenclatura das Unidades Territoriais para Fins Estatísticos (NUT). A Europa das regiões - uma ilustração através do Regional Innovation Scoreboard (RIS).
3. Caracterização da região Centro e da região de Coimbra.
4. Coimbra 2030: uma plataforma para o desenvolvimento da Região de Coimbra.
5. Análise Prospetiva: antecipar para agir (prospetiva vs previsão; prospetiva e estratégia).
6. A importância do Contexto: leitura do ambiente (organização; setor; global); mudança e inteligência competitiva.
7. Construção de cenários relevantes e o futuro: foco e tempo; Tendências e incertezas cruciais.
8. Ferramentas de tomada de decisão em contexto de incerteza: Horizon scanning e Scenario planning & Thinking.

Docente(s) responsável(eis)

Luís Filipe Gens Moura Ramos

Métodos de Avaliação

Avaliação
Relatório Final (incluindo apresentação pública) 40%. : 40.0%
Relatórios Parcelares 3*20%; : 60.0%

Bibliografia

Vázquez‐Barquero, A., & Rodríguez‐Cohard, J. C. (2019). Local development in a global world: Challenges and opportunities. Regional Science Policy & Practice, 11(6), 885-897.
Regional Innovation Scoreboard 2019, Luxembourg: Publications Office of the European Union, 2019
Alvarenga, A., Rocha, F., Barros, M.M., Mano, M. & Gonçalves, T.C. (2019). Da Análise Prospectiva à construção estratégica In Machado, C. & Davim, J.P. (coord), MBA para Gestores e Engenheiros, (pp 23-70). Lisboa: Edições Sílabo. ISBN: 978-989-561-007 5 http://www.silabo.pt/livros.asp?num=648