Pandemia e Gestão Financeira Municipal

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
02039292
Área Científica
Gestão
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
2.0
Tipo
Opcional
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

A u.c. organiza-se em aulas e atividades extra-aula sob supervisão dos docentes, bem como visitas a municípios e outras entidades relevantes no contexto do desenvolvimento da Região.

As sessões e atividades com os docentes decorrem na FEUC e destinam-se a introduzir os temas do programa e a apontar pistas para a investigação. As visitas e atividades desenvolvidas em Municípios e outras entidades relevantes, destinam-se a reforçar o conhecimento da gestão municipal e a fazer levantamento de dados para pesquisas. Serão organizadas visitas pela CIM-RC e respetivos Municípios, durante o mês de agosto.

A u.c. será avaliada em sede de integração no projeto de I&D. A avaliação do projeto abrange a submissão escrita de Relatórios Parcelares no final de cada fase, em grupo e individuais, e de um Relatório Final, que será também apresentado publicamente, com a seguinte ponderação na nota final: Relatórios Parcelares 3*20%; Relatório Final (incluindo apresentação pública) 40%.

Resultados de Aprendizagem

Enquadrando o contexto municipal da Comunidade InterMunicipal da Região de Coimbra, o módulo visa dotar os formandos de conhecimentos sobre a realidade financeira autárquica, incluindo medidas criadas excecionalmente no contexto Covid-19, de modo a permitir-lhes proceder a análises de impacto económico, financeiro e orçamental, no âmbito de cada município, do concelho e da região.

Estágio(s)

Não

Programa

1. As competências dos municípios e das CIM
2. As finanças municipais
3. Instrumentos de planeamento e controlo financeiro e orçamental nos municípios (Orçamento e GOP)
4. A contabilidade municipal e a prestação de contas (início)
5. A contabilidade municipal e a prestação de contas (conclusão)
6. Medidas legislativas excecionais no contexto atual de pandemia.

Docente(s) responsável(eis)

Susana Margarida Faustino Jorge

Métodos de Avaliação

Avaliação
Relatório Final (incluindo apresentação pública) 40%: 40.0%
Relatórios Parcelares 3*20%: 60.0%

Bibliografia

Bravo, A. B., e Vasconcellos e Sá, J. A (2000), Autarquias Locais: Descentralização e Melhor Gestão, Lisboa: Verbo.

Camões, P. (2005), Análise da Evolução Finanças Locais Portuguesas, In A. F. Tavares (Coord.) Estudo e ensino da Administração Pública em Portugal, Lisboa: Escolar Editora.

Carvalho, J., Silveira, O., Caiado, A. P., e Simões, Victor (2017), Contabilidade Orçamental Pública, de acordo com o SNC-AP, Lisboa: Áreas Editora.

Fernandes, M. J., Camões, P, Jorge, S., Teixeira, A., e Abreu, A. R. (2019), Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses – 2018, Edição de CICF/IPCA e CICP/UM; Lisboa: Ordem dos Contabilistas Certificados.

Nunes, A. V., Rodrigues, L. L., e Viana, L. C. (2016), O Sistema de Normalização Contabilística Administrações Públicas – Teoria e Prática, Coimbra: Almedina.

Sousa, L., Tavares, A. F., Cruz, N. F., e Jorge, S. (Orgs.) (2015), A Reforma do Poder Local em Debate, Lisboa: ICS – Imprensa de Ciências Sociais.