Cartografia Temática

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02003719
Área Científica
Geologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Geologia de Campo, Geologia Estrutural, Estratigrafia, Petrologia, Geologia de Engenharia.

Métodos de Ensino

Aulas teórico-práticas com apresentação, seleção e discussão das áreas de estudo e das metodologias de trabalho. Trabalho de campo realizado sob a supervisão do professor. Sessões de orientação tutorial envolvendo a discussão do trabalho que está a ser realizado e os resultados esperados.

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se que os alunos possam desenvolver competências científicas e técnicas no domínio da cartografia temática relacionada com parâmetros físicos, nomeadamente envolvendo questões geológicas, geotécnicas e ambientais. Deverão ser capazes de produzir, de forma autónoma, cartografia a diferentes escalas de temas com elevado nível de especialização na área das geociências. Designadamente, cartas litológicas, geotécnicas, metalogénicas e no domínio da geologia ambiental (ex., perigosidade relacionada com os riscos naturais, e/ou tecnológicos, aplicação de classificações geomecânicas e proteção de georrecursos). 

Estágio(s)

Não

Programa

O programa será desenvolvido em função da área e do tema a cartografar: 1. Enquadramento regional (unidades estratigráficas, estruturas geológicas, clima, ocupação humana, obras de engenharia); 2. Identificação dos parâmetros sensíveis para a cartografia em temas específicos; 3. Importância da cartografia temática; 4. Trabalhos de campo, realização de ensaios de caracterização in situ e laboratoriais, análise e integração de dados com vista à produção de cartografia temática.

Docente(s) responsável(eis)

Luís Vítor da Fonseca Pinto Duarte

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo: 33.0%
Trabalho de síntese: 67.0%

Bibliografia

A bibliografia será específica e apresentada ao estudante de acordo com a área de trabalho a analisar e cartografar. / The bibliography is specific and will be presented to the student according to the field area to study and map.