Cartografia Temática

Ano
1
Ano lectivo
2015-2016
Código
02003719
Área Científica
Geologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos em petrologia e geologia geral.

Métodos de Ensino

Aulas teórico-práticas com apresentação e discussão da área de estudo. Os trabalhos de campo serão desenvolvidos sob a supervisão do docente.

Resultados de Aprendizagem

Com esta unidade curricular pretende-se que os alunos possam desenvolver competências científicas e técnicas no domínio da cartografia temática relacionada com parâmetros físicos, nomeadamente envolvendo questões geológicas e ambientais. Deverão ser capazes de produzir, de forma autónoma, cartografia geológica, cartas de uso do solo, de perigosidade relacionada com os riscos naturais, de potencial e proteção de recursos hídricos e de outros georrecursos a partir da observação in locco de uma determinada região.

Estágio(s)

Não

Programa

O programa será desenvolvido em função da área a estudar e a cartografar: 1. Introdução à geologia regional: unidades estratigráficas (litostratigráficas) e estruturas geológicas; 2. Identificação dos parâmetros ambientais e qualificação do uso do solo; 3. Importância da cartografia temática: variáveis ambientais passíveis de serem cartografadas em função da geologia da área em estudo; 4. Trabalhos de campo com vista à produção de cartografia temática que englobará: carta geológica, carta estrutural, carta de afloramentos, carta de uso do solo, carta da rede hidrográfica, carta de potencial e proteção hídrica, carta de perigosidade e de elementos expostos aos riscos naturais e carta de georrecursos.

Docente(s) responsável(eis)

António Luís de Almeida Saraiva

Luís Vítor da Fonseca Pinto Duarte

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo: 30.0%
Trabalho de síntese: 70.0%

Bibliografia

A bibliografia será específica e apresentada ao estudante de acordo com a área de trabalho a analisar e cartografar/ The bibliography is specific and will be presented to the student according to the field area to study and map