Metodologias de Investigação Científica

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
02039270
Área Científica
Ciências da Vida
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
1.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino desta unidade curricular assenta num ensino presencial, no formato expositivo e de debate na forma de seminários. Para além da componente expositiva, os seminários científicos terão uma parte com formato de interação e partilha de experiências dos investigadores aos estudantes relativamente à atividade e carreira de investigação.

Resultados de Aprendizagem

Esta Unidade Curricular tem como objetivo desenvolver nos estudantes uma atitude crítica perante o processo científico, a estratégia de investigação, e as formas de disseminação e comunicação da investigação. Para tal contribui os seguintes objetivos: conhecer os ecossistemas científicos nacional e internacional, incluindo as estruturas e redes de investigação locais (Unidades I&D no grupo UC), nacionais e internacionais; compreender todo o processo de escrita de artigos científicos e o processo de publicação; conhecer, organizar e analisar de forma crítica as fontes de informação; conhecer e desenvolver as formas de comunicação científica e com o público em geral; conhecer o conceito de Ciência Cidadã e projetos; conhecer os princípios éticos  e de integridade científica; conhecer as formas de impacto da investigação; adquirir conhecimento da cultura cientifica em diversas áreas científicas.

Estágio(s)

Não

Programa

Ecossistema Científico na Universidade de Coimbra, Nacional e Internacional

Comunicação científica (apresentações orais, escrita e submissão de publicações científicas; escrita e apresentações de teses)

Escrita de Projetos Científicos

Bases de dados e Gestão de Bibliografia

Comunicação de ciência para diferentes públicos

Projetos de Comunicação de Ciência

Ética e Integridade Científica

Museus de Ciência e Investigação

Ciência cidadã

Cultura Científica

Seminários temáticos multidisciplinares 

Docente(s) responsável(eis)

Ana dos Santos Carvalho

Métodos de Avaliação

Avaliação
No final do curso, cada estudante apresenta o trabalho desenvolvido no formato de apresentação oral: 100.0%

Bibliografia

ASHBY, M. (2005), “How to Write a Paper” (6th ed.). Cambridge U.P.
CRESWELL, J. W.  & CRESWELL, J. D. (2018), “Research design: qualitative, quantitative, and mixed methods approaches” (5.th ed.). Sage. USA.
FENBY-HULSE, K., HEYWOOD, E.  & WALKER, K. (Editors) (2019), “Research Impact and the Early Career Researcher: Lived Experiences, New Perspectives”. Taylors & Francis Books. USA.
GASTEL, B. & DAY, R. (2016), “How to Write and Publish a Scientific Paper” (8.th ed.). Greenwood. USA.
LEVIN, P. (2011), “Excellent Dissertations” (2.nd ed.). Open University Press, McGraw-Hill.

OLIVEIRA, L. A. (2012), “Dissertação e Tese em Ciência e Tecnologia” (3.rd ed.). Lidel. In Portuguese.
OLIVEIRA, L. A. (2013), “Ética em Investigação Científica”. Lidel. In Portuguese.
OLIVEIRA, L. A. (2018), “Escrita Científica: da Folha em Branco ao Texto Final”. Lidel. In Portuguese.
REED, M. S. (2018), “The Research Impact Handbook” (2.nd ed.), Fast Track Impact Ltd. USA.
STEWART, C. N. JR. (2011), “Research Ethics for Scientists: a Companion for Students”. John Wiley & Sons, Ltd.