Seminário de Geologia Ambiental

Ano
1
Ano lectivo
2020-2021
Código
02003660
Área Científica
Geologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos básicos em Geociências.

Métodos de Ensino

Ensino por pesquisa e resolução de problemas. Os alunos serão acompanhados em todas as fases de elaboração de um trabalho de investigação (delimitação do problema e/ou questões/problema; pesquisa e análise da bibliografia, aquisição/tratamento de dados, redação do trabalho de síntese.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular pretende que o discente desenvolva competências no âmbito da metodologia de investigação para os estudos ambientais, nomeadamente, de planificação e de realização de trabalhos de investigação).

Estágio(s)

Não

Programa

1 - Introdução ao tema

2 - Metodologias de Investigação para os Estudos Ambientais. Exemplos práticos de aplicação, com especial destaque para casos portugueses.

3 - Apresentação e análise de exemplos de trabalhos, no âmbito dos estudos ambientais.

4 - Trabalhos de investigação num contexto específico do conhecimento, no âmbito dos Estudos Ambientais. (Cada aluno será orientado na utilização da bibliografia e das bases de dados mais diversas, de modo a obter informação que lhe permita fazer o ponto da situação sobre os conhecimentos nessa área científica).

Docente(s) responsável(eis)

Alcides José Sousa Castilho Pereira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Relatório de seminário ou visita de estudo: 20.0%
Resolução de problemas: 20.0%
Trabalho de investigação: 60.0%

Bibliografia

A bibliografia necessária para o Seminário depende dos temas selecionados. A bibliografia será adequada e sistemática para apreensão dos conceitos, métodos e instrumentos. Serão utilizadas fontes variadas e específicas para aprofundamento do trabalho próprio.
Recursos a livros especializados nos vários domínios científicos, acesso rápido e eficaz a várias bases de dados “on line”, relatórios e cartogramas.

The bibliography required for the Seminar depends on selected themes. The bibliography will be properly and systematically seized to the concepts, methods and tools. Varied and specific sources will be used.
Should be used too: specialized books in various scientific domains; fast and efficient access to multiple on line databases; reports and cartograms.