Desenvolvimento da Tese em Psicologia da Educação e do Desenvolvimento

Ano
2
Ano lectivo
2022-2023
Código
03020835
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
B-learning
Créditos ECTS
120.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Acompanhamento tutorial (presencial e com recurso às TIC) dos doutorandos ao longo de todo o processo de preparação da tese de doutoramento, participação dos doutorandos na organização e apresentação de investigação em eventos científicos.

Resultados de Aprendizagem

A orientação da tese de doutoramento tem como objetivo principal proporcionar aos doutorandos a consolidação de competências necessárias à condução autónoma de um projeto original e inovador de investigação de caráter disciplinar, interdisciplinar ou transdisciplinar.

Competências específicas:

- desenvolvimento de competências  que permitem uma gestão autónoma do processo de investigação, domínio da metodologia e das técnicas utilizadas, resolução de problemas, domínio da escrita científica e dos procedimentos associados à publicação de artigos científicos com revisão por pares, e á apresentação da investigação desenvolvida à comunidade científica;

Competências transversais:

-de comunicação com a comunidade científica e com a sociedade em geral, utilizando diversos suportes;

-no domínio do trabalho em equipa e no âmbito da construção de redes de investigação;

-gestão de recursos humanos e financeiros no âmbito da investigação em educação;

-gestão da carreira profissional.

Estágio(s)

Não

Programa

Os conteúdos programáticos (conhecimentos, competências específicas e transversais) que vão sendo sucessiva e coerentemente abordados ao longo do acompanhamento tutorial da elaboração da dissertação de doutoramento, em conjunto com outros procedimentos formativos avançados (deslocação a Universidades e Centros de Investigação internacionais, participação em Escolas de Verão, apresentação e organização de eventos científicos, etc), permitem aos doutorandos a aquisição de competências necessárias à condução autónoma de um projeto original e inovador de investigação de caráter disciplinar, interdisciplinar ou transdisciplinar, bem como à transferência dos seus resultados para os contextos profissionais e sociais mais alargados, contribuindo deste modo para a construção de uma sociedade baseada no conhecimento e de um espaço Europeu de investigação.

Métodos de Avaliação

Avaliação
A avaliação da tese de doutoramento é a que está prevista na regulamentação da UC: 100.0%

Bibliografia

Todos os recursos bibliográficos considerados indispensáveis à orientação da tese de doutoramento e que têm de ser adequados caso a caso.

All bibliographic resources considered necessary for the orientation of the PhD thesis and that have to be selected case by case.