Competências Científicas Transversais

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
03020761
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
B-learning
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Seminários (presenciais e com recurso às TIC), apresentação pelos doutorandos de investigação em eventos científicos e participação dos doutorandos na organização de eventos científicos.  

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular tem como objectivo principal proporcionar aos estudantes o desenvolvimento de sólidas competências de natureza transversal necessárias ao desenvolvimento de investigação científica de alto nível em Psicologia.

Objectivos específicos:

- Compreender bem os princípios orientadores, a estrutura, o funcionamento e as práticas definidas para este curso de doutoramento.

- Adquirir um sólido domínio das técnicas, características, estrutura e aspectos formais específicos da escrita de documentos científicos.

- Desenvolver competências práticas de apresentação e disseminação científica em diferentes contextos e formatos (comunicações orais,posters, projectos), bem como de organização de eventos científicos.

- Adquirir competências avançadas no domínio da ética de investigação científica que assegurem o desenvolvimento autónomo de investigação em Psicologia no respeito pelos padrões de integridade ética e valores em vigor na comunidade científica contemporânea

Estágio(s)

Não

Programa

Módulo 1. Acolhimento e orientação

Módulo 2. Ética na investigação científica

Módulo 3. Escrita científica

Módulo 4. Apresentações científicas e organização de eventos científicos.

Docente(s) responsável(eis)

Marco Daniel de Almeida Pereira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Outras possibilidades de avaliação podem ser definidas com os estudantes, fazendo-se a avaliação desta unidade curricular na modalidade Aprovado/Reprovado: 100.0%

Bibliografia

Balley, S. (2015). The Essentials of Academic Writing for International Students.  Routledge

Clarkbum, H. (2002). A test for ethical sensitivity in science. Journal of Moral Education, 4, 439-454.

McCarthy, M., & O'Dell, F. (2008). Academic vocabulary in use. Cambridge: Cambridge Univ Press.

Myyry, L., Juujärvi, S. & Pesso, K. (2013). Change in values and moral reasoning during higher education. European Journal of Developmental Psychology, 10(2), 269-284.

Swales, J. M. & Feak (2012). Academic Writing for Graduate Students (3rd. ed.). Michigan: University of Michigan Press.

Oshima, A.,  & Hogue, A. (2006). Writing academic English. (4th ed.) Longman.