Competências Científicas Transversais
1
2022-2023
03020761
Psicologia
Português
Inglês
B-learning
10.0
Obrigatória
3º Ciclo - Doutoramento
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Seminários (presenciais e com recurso às TIC), apresentação pelos doutorandos de investigação em eventos científicos e participação dos doutorandos na organização de eventos científicos.
Resultados de Aprendizagem
Esta unidade curricular tem como objectivo principal proporcionar aos estudantes o desenvolvimento de sólidas competências de natureza transversal necessárias ao desenvolvimento de investigação científica de alto nível em Psicologia.
Objectivos específicos:
- Compreender bem os princípios orientadores, a estrutura, o funcionamento e as práticas definidas para este curso de doutoramento.
- Adquirir um sólido domínio das técnicas, características, estrutura e aspectos formais específicos da escrita de documentos científicos.
- Desenvolver competências práticas de apresentação e disseminação científica em diferentes contextos e formatos (comunicações orais,posters, projectos), bem como de organização de eventos científicos.
- Adquirir competências avançadas no domínio da ética de investigação científica que assegurem o desenvolvimento autónomo de investigação em Psicologia no respeito pelos padrões de integridade ética e valores em vigor na comunidade científica contemporânea
Estágio(s)
NãoPrograma
Módulo 1. Acolhimento e orientação
Módulo 2. Ética na investigação científica
Módulo 3. Escrita científica
Módulo 4. Apresentações científicas e organização de eventos científicos.
Docente(s) responsável(eis)
Marco Daniel de Almeida Pereira
Métodos de Avaliação
Avaliação
Outras possibilidades de avaliação podem ser definidas com os estudantes, fazendo-se a avaliação desta unidade curricular na modalidade Aprovado/Reprovado: 100.0%
Bibliografia
Balley, S. (2015). The Essentials of Academic Writing for International Students. Routledge
Clarkbum, H. (2002). A test for ethical sensitivity in science. Journal of Moral Education, 4, 439-454.
McCarthy, M., & O'Dell, F. (2008). Academic vocabulary in use. Cambridge: Cambridge Univ Press.
Myyry, L., Juujärvi, S. & Pesso, K. (2013). Change in values and moral reasoning during higher education. European Journal of Developmental Psychology, 10(2), 269-284.
Swales, J. M. & Feak (2012). Academic Writing for Graduate Students (3rd. ed.). Michigan: University of Michigan Press.
Oshima, A., & Hogue, A. (2006). Writing academic English. (4th ed.) Longman.