Português Língua Estrangeira – A2
1
2022-2023
02039253
Línguas e Literaturas Estrangeiras
Português
Presencial
4.0
Obrigatória
Curso Não Conferente de Grau
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
O curso a distância recorre fundamentalmente ao método ativo de ensino-aprendizagem, proporcionando aos/às estudantes a exposição a input linguístico relevante, bem como oportunidades de produção oral e escrita, com feedback corretivo. No contexto da apresentação de conteúdos gramaticais, recorrer-se-á, igualmente, ao método expositivo.
A avaliação é contínua com atividades formativas e sumativas de tipologia diversificada (formatos de teste com feedback automático, participação em fóruns e em wikis, submissão de ficheiros).
Em todos os blocos temáticos se preveem atividades formativas.
Preveem-se, ainda, cinco momentos de avaliação sumativa:
1- no segundo bloco temático (com um peso de 20% na classificação final);
2- no quarto bloco temático (20%);
3- no sexto bloco temático (20%)
4- no oitavo bloco temático (20%)
5- no nono bloco temático (20%).
Os elementos de avaliação sumativa requererão a mobilização de competências produtivas e recetivas dos domínios da escrita e da oralidade.
Resultados de Aprendizagem
De acordo com os objetivos gerais definidos no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECRL) para o nível A2, ao completar a uc, o aluno deverá ser capaz de:
- interagir em diálogos simples sobre assuntos concretos ou de necessidade imediata;
- participar em conversas muito breves, manifestando competência pragmática para lidar com diferentes interlocutores em situações básicas do quotidiano;
- escrever notas e mensagens curtas e simples sobre assuntos de necessidade imediata.
Assim, pretende-se trabalhar conteúdos lexicais e gramaticais necessários à produção e compreensão de enunciados sobre temas usuais e rotineiros, na oralidade e na escrita.
Estágio(s)
NãoPrograma
O curso estrutura-se em 9 módulos temáticos:
1. Identificação e caracterização pessoais
2. Casa e meio-ambiente
3. Alimentação
4. Vida diária
5. Tempos livres
6. Viagens e deslocações
7. Compras
8. Serviços
1. Classes de palavras (aspetos formais e semânticos)
•Verbo: pres., pret.perf., imperf. e mais‐que‐perf. composto do ind.; imperativo (afirm.; neg.); inf.impessoal; particípio passado;perífrases
•Nome
•Adjetivo
•Determinante: artigo (def. e ind.), demonstr. e poss.
•Quantificador
•Pronome: pessoal (suj., reflexo, CI, CD e com prep.), demonstr., poss., interrog. e indefinido
•Advérbio: proclisadores
•Preposição
2. Sintaxe
•Concordância
•Ordens sintát. não marcadas
•Frases neg., interrog. e passivas (ação)
•Frases coord.as e subord.as com ind. e inf.: causais; temporais; finais; completivas; condicionais
3. Léxico
•Formação de palavras: derivação
•Relações semânticas
•Colocações.
Docente(s) responsável(eis)
Isabel Maria de Almeida Santos
Métodos de Avaliação
Avaliação
A avaliação é contínua com atividades formativas e sumativas de tipologia diversificada: 100.0%
Bibliografia
Para além dos materiais de formatos variados a fornecer na plataforma, será útil a consulta das seguintes obras |
Besides the materials provided in the platform, the following references are suggested:
ARRUDA, Lígia (2012) Gramática de Português Língua Não Materna. Porto: Porto Editora.
COELHO, Luísa; João CASTELEIRO; Carla OLIVEIRA (2007). Gramática Aplicada. Português Língua Estrangeira. A1, A2 e B1. Lisboa : Texto Editores.
COIMBRA, Isabel; Olga Mata COIMBRA (2011) Gramática Ativa 1. Lisboa: Lidel.
Dicionário da Língua Portuguesa. Col. Dicionários Editora. Porto Editora.
Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2018. Disponível na Internet: https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa.