Português Língua Estrangeira – A2

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02039253
Área Científica
Línguas e Literaturas Estrangeiras
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

O curso a distância recorre fundamentalmente ao método ativo de ensino-aprendizagem, proporcionando aos/às estudantes a exposição a input linguístico relevante, bem como oportunidades de produção oral e escrita, com feedback corretivo. No contexto da apresentação de conteúdos gramaticais, recorrer-se-á, igualmente, ao método expositivo.

A avaliação é contínua com atividades formativas e sumativas de tipologia diversificada (formatos de teste com feedback automático, participação em fóruns e em wikis, submissão de ficheiros).

Em todos os blocos temáticos se preveem atividades formativas.

Preveem-se, ainda, cinco momentos de avaliação sumativa:

1-     no segundo bloco temático (com um peso de 20% na classificação final);

2-     no quarto bloco temático (20%);

3-     no sexto bloco temático (20%)

4-     no oitavo bloco temático (20%)

5-     no nono bloco temático (20%).

Os elementos de avaliação sumativa requererão a mobilização de competências produtivas e recetivas dos domínios da escrita e da oralidade.

Resultados de Aprendizagem

De acordo com os objetivos gerais definidos no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECRL) para o nível A2, ao completar a uc, o aluno deverá ser capaz de:

- interagir em diálogos simples sobre assuntos concretos ou de necessidade imediata;

- participar em conversas muito breves, manifestando competência pragmática para lidar com diferentes interlocutores em situações básicas do quotidiano;

- escrever notas e mensagens curtas e simples sobre assuntos de necessidade imediata.

Assim, pretende-se trabalhar conteúdos lexicais e gramaticais necessários à produção e compreensão de enunciados sobre temas usuais e rotineiros, na oralidade e na escrita.

Estágio(s)

Não

Programa

O curso estrutura-se em 9 módulos temáticos:

1. Identificação e caracterização pessoais

2. Casa e meio-ambiente

3. Alimentação

4. Vida diária

5. Tempos livres

6.  Viagens e deslocações

7.  Compras

8.  Serviços

9. Saúde e higiene

1. Classes de palavras (aspetos formais e semânticos)

•Verbo: pres., pret.perf., imperf. e mais‐que‐perf. composto do ind.; imperativo (afirm.; neg.); inf.impessoal; particípio passado;perífrases

•Nome

•Adjetivo

•Determinante: artigo (def. e ind.), demonstr. e poss.

•Quantificador

•Pronome: pessoal (suj., reflexo, CI, CD e com prep.), demonstr., poss., interrog. e indefinido

•Advérbio: proclisadores

•Preposição

2. Sintaxe

•Concordância

•Ordens sintát. não marcadas

•Frases neg., interrog. e passivas (ação)

•Frases coord.as e subord.as com ind. e inf.: causais; temporais; finais; completivas; condicionais

3. Léxico

•Formação de palavras: derivação

•Relações semânticas

•Colocações.

Docente(s) responsável(eis)

Isabel Maria de Almeida Santos

Métodos de Avaliação

Avaliação
A avaliação é contínua com atividades formativas e sumativas de tipologia diversificada: 100.0%

Bibliografia

Para além dos materiais de formatos variados a fornecer na plataforma, será útil a consulta das seguintes obras |

Besides the materials provided in the platform, the following references are suggested:

ARRUDA, Lígia (2012) Gramática de Português Língua Não Materna. Porto: Porto Editora.

COELHO, Luísa; João CASTELEIRO; Carla OLIVEIRA (2007). Gramática Aplicada. Português Língua Estrangeira. A1, A2 e B1. Lisboa : Texto Editores.

COIMBRA, Isabel; Olga Mata COIMBRA (2011) Gramática Ativa 1. Lisboa: Lidel.

Dicionário da Língua Portuguesa. Col. Dicionários Editora. Porto Editora.

Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2018. Disponível na Internet: https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa.