Neurobiologia II

Ano
4
Ano lectivo
2021-2022
Código
02003607
Área Científica
Ciências Biomédicas
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

É aconselhada a aprovação na UC de Neurobiologia I. Deverá ler e compreender a língua inglesa (linguagem técnica) e ser capaz de utilizar a internet para pesquisa bibliográfica de revistas científicas na área das Neurociências.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas: contacto próximo com o aluno de modo a facilitar um ambiente propício à transmissão de novo conhecimento. Sempre que possível apresentar-se-ão vídeos sobre os temas propostos.
Aulas teórico-práticas: os alunos prepararão (estudo autónomo) e apresentarão (oral) trabalhos científicos publicados em revistas internacionais especializadas. Dependendo do número de alunos, propõe-se a formulação e apresentação oral de um mini-projeto científico.
Seminário: interação com um cientista convidado, conceituado na sua área de investigação, e discussão de temas abordados nas aulas teóricas.

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se dar continuidade ao programa de Neurobiologia I, dando ênfase a situações de disfunção e morte neuronal associadas a patologias do sistema nervoso central e periférico. A elevada prevalência das patologias neurodegenerativas, associada ao envelhecimento da população e à inexistência de cura ou tratamentos eficazes, justifica o estudo das patologias associadas ao cérebro no currículo do Engenheiro Biomédico. Para desenvolver técnicas de diagnóstico e tratamento, é necessário estudar as alterações subjacentes às patologias do sistema nervoso.
O aluno deverá ser capaz de descrever os mecanismos básicos de neurodegenerescência associados às patologias do sistema nervoso e ao envelhecimento, proporcionando a base para novos métodos de diagnóstico e de tratamento, avaliar as características das doenças do sistema nervoso central e periférico e reconhecer a importância da investigação na compreensão da neurodegenerescência seletiva, e na aplicação de novas abordagens terapêuticas.

Estágio(s)

Não

Programa

Na UC de Neurobiologia II lecionam-se os seguintes temas relacionados com as alterações celulares e moleculares do sistema nervoso durante o envelhecimento e em situações patológicas, assim como as estratégias terapêuticas atualmente existentes:
1. Mecanismos celulares e moleculares que conduzem à neurodegenerescência de diferentes áreas cerebrais – influência do processo de envelhecimento.
2. Modificações do sistema nervoso central na toxicodependência.
3. Alterações neuropatológicas associadas a várias doenças do sistema nervoso periférico e central, e as respetivas técnicas de diagnóstico.
4. Identificação de alvos terapêuticos a nível molecular e celular e a aplicação de terapias neuroprotetoras farmacológicas, genéticas e celulares.

Docente(s) responsável(eis)

Ana Cristina Carvalho Rego

Métodos de Avaliação

Avaliação
Seminário: 10.0%
Mini Testes: 30.0%
Exame: 30.0%
Apresentação oral e discussão de artigos científicos : 30.0%

Bibliografia

- Brady S, Siegel GJ, Albers RW, Price DL (2011) “Basic Neurochemistry: Principles of Molecular, Cellular, and Medical Neurobiology”, 8 Ed., Academic Press.

- Purves D, Augustine GJ, Fitzpatrick D, Hall WC, LaMantia A-S, White LE (2012) “Neuroscience”, 5 Ed., Sinauer Associates Inc.

- Artigos de revisão/Review papers.