Língua e Cultura Portuguesas – C1

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02039236
Área Científica
Línguas e Literaturas Estrangeiras
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
TRIMESTRAL
Créditos ECTS
2.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

O curso a distância recorre fundamentalmente ao método ativo de ensino-aprendizagem, proporcionando aos/às estudantes a exposição a input linguístico relevante, bem como oportunidades de produção oral e escrita, com feedback corretivo. No contexto de apresentação de conteúdos gramaticais, recorrer-se-á, igualmente, ao método expositivo.

A avaliação é contínua, com atividades formativas e sumativas de tipologia diversificada (formatos de teste com feedback automático, participação em fóruns e submissão de ficheiros).

Em todos os blocos temáticos se preveem atividades formativas.

Preveem-se, ainda, três momentos de avaliação sumativa:

1-    no segundo bloco temático - 30%

2-    no terceiro bloco temático – 30%

3-    no quarto bloco temático – 40%

Em cada módulo ocorrerão sessões síncronas de tutorização.

Os elementos de avaliação sumativa requererão a mobilização de competências produtivas e recetivas dos domínios da escrita e da oralidade.

Resultados de Aprendizagem

No final deste curso, o aluno deverá ser capaz de:

(i) usar a língua de modo flexível e eficaz em diversas situações da sua atividade social, académica ou profissional;

(ii) compreender um amplo e diversificado conjunto de temas e ler e perceber textos longos e exigentes, bem como apreender os significados implícitos que apresentam;

(iii) se exprimir de forma fluente e espontânea, com segurança e sem hesitações em interações orais;

(iv) se expressar, oralmente, de forma articulada e coesa, sobre temas complexos;

Se expressar, por escrito, de forma clara e estruturada, demonstrando domínio de estruturas complexas, organização discursiva e textual.

Estágio(s)

Não

Programa

Blocos temáticos:

1. O quotidiano português: trabalho e lazer

2. Ciência, inovação, tecnologias e desenvolvimento

3. Estudar em Portugal

4. Língua Portuguesa: génese e variação

Conteúdos gramaticais:

1. Revisões de áreas críticas

1.1. Usos dos tempos verbais simples e compostos e formas nominais dos verbos.

1.2. Concordância sujeito/verbo.

1.3. Estrutura interna do sintagma nominal e concordância.

1.4. Estrutura argumental dos verbos principais.

1.5. Estruturas subordinadas (concessivas, relativas com preposição, condicionais…).

2. Para a construção do texto em português: léxico e gramática

2.1. Cadeias de referência: anáforas pronominais, lexicais, adverbiais, sujeito nulo anafórico.

2.2. Conectores de coordenação.

2.3. Conectores de subordinação adverbial.

2.4. Conectores textuais/discursivos.

2.5. A expressão de valores modais e temporo-aspetuais em português.

3. Relações entre unidades lexicais e multilexicais (colocações, idiomatismos).

4. Processos de formação de palavras.

Docente(s) responsável(eis)

Tânia Santos Ferreira

Métodos de Avaliação

Avaliação
A avaliação é contínua, com atividades formativas e sumativas de tipologia diversificada : 100.0%

Bibliografia

Além dos materiais de formatos variados a fornecer na Plataforma, será útil a consulta das seguintes obras de referência: | Besides the materials provided in the plataforma, the following references are suggested:

DUARTE, I. (2000). Língua portuguesa. Instrumentos de análise. Lisboa: Universidade Aberta.

LOPES, A.C.M. & CARAPINHA, C. (2013). Texto, coesão e coerência. Coimbra: Almedina/CELGA.

MATEUS, M.H.M. et al. (2003). Gramática da língua portuguesa, 5.ª ed. revista e aumentada. Lisboa: Caminho.

RAPOSO, E.B.P.; NASCIMENTO, M.F.B.; MOTA, M.A.C.; SEGURA, L. & MENDES, A. (orgs.) (2013). Gramática do português, vols. I e II. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

RIO-TORTO, G.; RODRIGUES, A.S.; PEREIRA, I.; PEREIRA, R. & RIBEIRO, S. (2016). Gramática derivacional do português, 2.ª edição. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.