Língua e Cultura Portuguesas – C1
1
2022-2023
02039236
Línguas e Literaturas Estrangeiras
Português
Presencial
TRIMESTRAL
2.0
Obrigatória
Curso Não Conferente de Grau
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
O curso a distância recorre fundamentalmente ao método ativo de ensino-aprendizagem, proporcionando aos/às estudantes a exposição a input linguístico relevante, bem como oportunidades de produção oral e escrita, com feedback corretivo. No contexto de apresentação de conteúdos gramaticais, recorrer-se-á, igualmente, ao método expositivo.
A avaliação é contínua, com atividades formativas e sumativas de tipologia diversificada (formatos de teste com feedback automático, participação em fóruns e submissão de ficheiros).
Em todos os blocos temáticos se preveem atividades formativas.
Preveem-se, ainda, três momentos de avaliação sumativa:
1- no segundo bloco temático - 30%
2- no terceiro bloco temático – 30%
3- no quarto bloco temático – 40%
Em cada módulo ocorrerão sessões síncronas de tutorização.
Os elementos de avaliação sumativa requererão a mobilização de competências produtivas e recetivas dos domínios da escrita e da oralidade.
Resultados de Aprendizagem
No final deste curso, o aluno deverá ser capaz de:
(i) usar a língua de modo flexível e eficaz em diversas situações da sua atividade social, académica ou profissional;
(ii) compreender um amplo e diversificado conjunto de temas e ler e perceber textos longos e exigentes, bem como apreender os significados implícitos que apresentam;
(iii) se exprimir de forma fluente e espontânea, com segurança e sem hesitações em interações orais;
(iv) se expressar, oralmente, de forma articulada e coesa, sobre temas complexos;
Se expressar, por escrito, de forma clara e estruturada, demonstrando domínio de estruturas complexas, organização discursiva e textual.
Estágio(s)
NãoPrograma
Blocos temáticos:
1. O quotidiano português: trabalho e lazer
2. Ciência, inovação, tecnologias e desenvolvimento
3. Estudar em Portugal
4. Língua Portuguesa: génese e variação
Conteúdos gramaticais:
1. Revisões de áreas críticas
1.1. Usos dos tempos verbais simples e compostos e formas nominais dos verbos.
1.2. Concordância sujeito/verbo.
1.3. Estrutura interna do sintagma nominal e concordância.
1.4. Estrutura argumental dos verbos principais.
1.5. Estruturas subordinadas (concessivas, relativas com preposição, condicionais…).
2. Para a construção do texto em português: léxico e gramática
2.1. Cadeias de referência: anáforas pronominais, lexicais, adverbiais, sujeito nulo anafórico.
2.2. Conectores de coordenação.
2.3. Conectores de subordinação adverbial.
2.4. Conectores textuais/discursivos.
2.5. A expressão de valores modais e temporo-aspetuais em português.
3. Relações entre unidades lexicais e multilexicais (colocações, idiomatismos).
4. Processos de formação de palavras.
Docente(s) responsável(eis)
Tânia Santos Ferreira
Métodos de Avaliação
Avaliação
A avaliação é contínua, com atividades formativas e sumativas de tipologia diversificada : 100.0%
Bibliografia
Além dos materiais de formatos variados a fornecer na Plataforma, será útil a consulta das seguintes obras de referência: | Besides the materials provided in the plataforma, the following references are suggested:
DUARTE, I. (2000). Língua portuguesa. Instrumentos de análise. Lisboa: Universidade Aberta.
LOPES, A.C.M. & CARAPINHA, C. (2013). Texto, coesão e coerência. Coimbra: Almedina/CELGA.
MATEUS, M.H.M. et al. (2003). Gramática da língua portuguesa, 5.ª ed. revista e aumentada. Lisboa: Caminho.
RAPOSO, E.B.P.; NASCIMENTO, M.F.B.; MOTA, M.A.C.; SEGURA, L. & MENDES, A. (orgs.) (2013). Gramática do português, vols. I e II. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
RIO-TORTO, G.; RODRIGUES, A.S.; PEREIRA, I.; PEREIRA, R. & RIBEIRO, S. (2016). Gramática derivacional do português, 2.ª edição. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.