Trauma, Emergência e Catástrofe
5
2022-2023
02039225
Unidades Curriculares Opcionais
Português
Presencial
2.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos de Anatomia e Fisiologia indispensáveis à prática clínica (Anatomia I, II e III; Bioquímica I e II; e Fisiologia I e II)
Conhecimentos sobre espetro de lesões mais significativos em Trauma Torácico e Abdominal (Propedêutica I e II)
Noções de Trauma Crânio-encefálico, de Bacia e de Membros (Neurologia, Ortopedia e Traumatologia)
Competências clínicas na realização da abordagem do doente (história clínica, exame físico) (Propedêutica I e II)
Interpretação de gasometria arterial e de exames radiológicos (Fisiopatologia e Radiologia)
Capacidade de raciocínio clínico, com integração de dados clínicos e dos exames auxiliares no processo de tomada de decisão, pesando os riscos e benefícios de intervenção terapêutica
Domínio da língua inglesa (escrita e oral)
Nota: A frequência desta unidade opcional é recomendada para alunos do 5º Ano do MIM, que se espera que tenham domínio dos conteúdos listados.
Métodos de Ensino
Aulas teóricas
Seminários interativos, incluindo casos clínicos virtuais - Plataforma Body Interact™
Aulas práticas de simulação
• Competências técnicas (via aérea, ventilação e choque), incluindo uso da “Peyton’s four-step approach”
• Competências não técnicas (soft skills: alocação de tarefas, tomada de decisão, consciência situacional, liderança e comunicação)
• Sessões de treino de equipa, com “embedded training” e “blindfolded team leader”
• Uso sistemático de debriefing após cenários de simulação.
Resultados de Aprendizagem
Integração de conhecimentos prévios sobre lesão traumática (craniana, toraco-abdominal, pélvica, de membros), permitindo a abordagem inicial e reanimação do doente politraumatizado grave por prioridades
Desenvolver competências de reanimação (via aérea cirúrgica, dreno pleural, cinta pélvica, torniquete, acessos venosos)
Reconhecer a necessidade de abordagem multidisciplinar do doente crítico. Desenvolvimento de competências não técnicas (soft skills: alocação de tarefas, tomada de decisão, consciência situacional, liderança e comunicação).Treino de trabalho de equipa em cenários simulados de trauma
Conhecer os princípios da abordagem pré-hospitalar do doente crítico.Desenvolver competências no trabalho da equipa médico-enfermeiro em emergências pré-hospitalares
Aprofundar conhecimentos sobre resposta médica à catástrofe e sua integração com a resposta de socorro e de segurança. Desenvolver e treinar competências de triagem, comunicação em crise e de trabalho em hierarquia de comando.
Estágio(s)
NãoPrograma
Princípios da abordagem do doente traumatizado grave. Notificação pré-hospitalar (AT-MIST), preparação da sala de emergência e receção do doente. Medidas de reanimação (via aérea, ventilação e circulação) e adjuvantes (gasometria, radiografia, FAST). Transferência do doente para cuidados definitivos e handover do doente (SBAR)
Trabalho de equipa em doentes traumatizados graves e competências não técnicas (soft skills: alocação de tarefas, tomada de decisão, consciência situacional, liderança e comunicação). Definição e papéis de “team member” e “team leader”. Técnicas de comunicação em cenários de emergência. Debriefing da equipa de reanimação
Princípios gerais da medicina pré-hospitalar. Critérios de ativação e coordenação da resposta. Trabalho de equipa em ambiente pré-hospitalar. Transporte do doente crítico
Resposta médica à catástrofe. Princípios e métodos de triagem. Coordenação com respostas de socorro e de segurança. Comunicação em crise e hierarquia de comando.
Docente(s) responsável(eis)
Henrique Miguel Marques Bom Borges Alexandrino
Métodos de Avaliação
Avaliação
Exame prático: 40.0%
Exame: 60.0%
Bibliografia
American College of Surgeons. Advanced Trauma Life Support 10th Edition . ATLS Student Course Manual. Committee on Trauma – American College of Surgeons. 2018
Goode, Mountain, Thies (Eds.) European Trauma Course Manual, 4th Edition. European Trauma Course Organization. 2018
Boffard KD (Ed.) Manual of Definitive Surgical Trauma Care, Fifth Edition. Hodder Arnold. 2019
Gillman, Widder, Blaivas, Karakitsos (Eds.) Trauma Team Dynamics - A Trauma Crisis Resource Management Manual. Springer. 2016
Lengquist (Ed.) Medical Response to Major Incidents, Springer. 2012
Alexandrino H, Baptista S, Mesquita C. Surgical education in trauma: Physiology , damage control and the DSTC course. Clin Educ Med Simul. 2018;1, nr. 1