Trauma, Emergência e Catástrofe

Ano
5
Ano lectivo
2022-2023
Código
02039225
Área Científica
Unidades Curriculares Opcionais
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
2.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos de Anatomia e Fisiologia indispensáveis à prática clínica (Anatomia I, II e III; Bioquímica I e II; e Fisiologia I e II)

Conhecimentos sobre espetro de lesões mais significativos em Trauma Torácico e Abdominal (Propedêutica I e II)

Noções de Trauma Crânio-encefálico, de Bacia e de Membros (Neurologia, Ortopedia e Traumatologia)

Competências clínicas na realização da abordagem do doente (história clínica, exame físico) (Propedêutica I e II)

Interpretação de gasometria arterial e de exames radiológicos (Fisiopatologia e Radiologia)

Capacidade de raciocínio clínico, com integração de dados clínicos e dos exames auxiliares no processo de tomada de decisão, pesando os riscos e benefícios de intervenção terapêutica

Domínio da língua inglesa (escrita e oral)

Nota: A frequência desta unidade opcional é recomendada para alunos do 5º Ano do MIM, que se espera que tenham domínio dos conteúdos listados.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas

Seminários interativos, incluindo casos clínicos virtuais - Plataforma Body Interact™

Aulas práticas de simulação

• Competências técnicas (via aérea, ventilação e choque), incluindo uso da “Peyton’s four-step approach”

• Competências não técnicas (soft skills: alocação de tarefas, tomada de decisão, consciência situacional, liderança e comunicação)

• Sessões de treino de equipa, com “embedded training” e “blindfolded team leader”

• Uso sistemático de debriefing após cenários de simulação.

Resultados de Aprendizagem

Integração de conhecimentos prévios sobre lesão traumática (craniana, toraco-abdominal, pélvica, de membros), permitindo a abordagem inicial e reanimação do doente politraumatizado grave por prioridades

Desenvolver competências de reanimação (via aérea cirúrgica, dreno pleural, cinta pélvica, torniquete, acessos venosos)

Reconhecer a necessidade de abordagem multidisciplinar do doente crítico. Desenvolvimento de competências não técnicas (soft skills: alocação de tarefas, tomada de decisão, consciência situacional, liderança e comunicação).Treino de trabalho de equipa em cenários simulados de trauma

Conhecer os princípios da abordagem pré-hospitalar do doente crítico.Desenvolver competências no trabalho da equipa médico-enfermeiro em emergências pré-hospitalares

Aprofundar conhecimentos sobre resposta médica à catástrofe e sua integração com a resposta de socorro e de segurança. Desenvolver e treinar competências de triagem, comunicação em crise e de trabalho em hierarquia de comando.

Estágio(s)

Não

Programa

Princípios da abordagem do doente traumatizado grave. Notificação pré-hospitalar (AT-MIST), preparação da sala de emergência e receção do doente. Medidas de reanimação (via aérea, ventilação e circulação) e adjuvantes (gasometria, radiografia, FAST). Transferência do doente para cuidados definitivos e handover do doente (SBAR)

Trabalho de equipa em doentes traumatizados graves e competências não técnicas (soft skills: alocação de tarefas, tomada de decisão, consciência situacional, liderança e comunicação). Definição e papéis de “team member” e “team leader”. Técnicas de comunicação em cenários de emergência. Debriefing da equipa de reanimação

Princípios gerais da medicina pré-hospitalar. Critérios de ativação e coordenação da resposta. Trabalho de equipa em ambiente pré-hospitalar. Transporte do doente crítico

Resposta médica à catástrofe. Princípios e métodos de triagem. Coordenação com respostas de socorro e de segurança. Comunicação em crise e hierarquia de comando.

Docente(s) responsável(eis)

Henrique Miguel Marques Bom Borges Alexandrino

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame prático: 40.0%
Exame: 60.0%

Bibliografia

American College of Surgeons. Advanced Trauma Life Support 10th Edition . ATLS Student Course Manual. Committee on Trauma – American College of Surgeons. 2018

 

Goode, Mountain, Thies (Eds.) European Trauma Course Manual, 4th Edition. European Trauma Course Organization. 2018

 

Boffard KD (Ed.) Manual of Definitive Surgical Trauma Care, Fifth Edition. Hodder Arnold. 2019

 

Gillman, Widder, Blaivas, Karakitsos (Eds.) Trauma Team Dynamics - A Trauma Crisis Resource Management Manual. Springer. 2016

 

Lengquist (Ed.) Medical Response to Major Incidents, Springer. 2012

 

Alexandrino H, Baptista S, Mesquita C. Surgical education in trauma: Physiology , damage control and the DSTC course. Clin Educ Med Simul. 2018;1, nr. 1