Comunicação em medicina – métodos e contextos
4
2021-2022
02039180
Unidades Curriculares Opcionais
Português
Presencial
2.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Aprovação na UC de Psicologia Médica do 3º Ano do MIM.
Métodos de Ensino
Tendencialmente, as aulas começarão com um período de método expositivo, contemplando o incentivo à colocação de questões, dúvidas e comentários sobre os temas, de modo a estimular o debate participativo. Os docentes utilizarão também o método demonstrativo, de procedimentos, técnicas e estratégias. Serão privilegiados métodos activos e participativos, como a realização de exercícios práticos a partir de vinhetas e testemunhos de doentes, exercícios de role playing, jogos sociométricos, análise e discussão de excertos de romances, crónicas, filmes, episódios de séries e outros recursos.
Resultados de Aprendizagem
Entender a medicina centrada sobre o doente como relação colaborativa de partilha;
Compreender a complementaridade entre competências verbais e não-verbais na comunicação clínica (CC) em cada fase do ciclo da vida e com diferentes elementos da família.
Compreender a CC como ferramenta para tartar (curing) e cuidar (caring) e como critério de satisfação com a prestação de cuidados;
Aplicar boas práticas na CC em contextos difíceis;
Prevenir e gerir situações de conflito e desenvolver competências para lidar com comportamentos problemáticos em contextos de cuidados de saúde;
Contribuir para uma equipa multidisciplinar produtiva e com bem-estar individual e grupal;
Reflectir acerca de orientações e consequências do comportamento de líder.
Desenvolver competências para identificar e prevenir a progressão no continuum do stresse ao burnout.
Adquirir competências de apresentação (escrita e oral) de um trabalho científico (forma e conteúdo).
Adquirir noções de comunicação com os media.
Estágio(s)
NãoPrograma
1.Comunicação com o doente e seus familiares – contextos específicos
Comunicação médico-doente (CMD) na era da medicina centrada na pessoa;
Competências verbais e não-verbais;
Empatia e compaixão;
CMD ao longo do ciclo de vida: criança, adolescente, idoso, familiares;
CMD em contextos difíceis: responder às emoções intensas; gerir incerteza, risco e erro;
Comunicação de más notícias.
2.Comunicação com outros profissionais de saúde
Comunicação eficaz com outras especialidades médicas e áreas da saúde;
Capacitação, liderança e gestão de conflitos numa organização de saúde.
3.Comunicação e gestão do stresse (do estudante/profissional de medicina)
Sintomas, factores de risco e consequências (pessoais e institucionais) do burnout;
Prevenção do burnout: terapias cognitivo-comportamentais, focadas no mindfulness e na auto-compaixão.
4.Comunicação com a comunidade científica
Publicar um artigo científico;
Apresentar um poster/comunicação oral;
Falar bem em público.
5.Comunicação com os media.
Docente(s) responsável(eis)
Ana Telma Fernandes Pereira
Métodos de Avaliação
Avaliação
Assiduidade e participação activa e positiva nas aulas: 20.0%
Mini Testes: 20.0%
Exame: 60.0%
Bibliografia
- A Macedo, AT Pereira & Madeira N. (Coords.) (2018). Psicologia na Medicina. Lidel.
- Mota Cardoso, R. (2012). Competências Clínicas de Comunicação. Porto: FMUP.
- Kurtz S, Silverman J et al. (2016). Teaching and learning communication skills in medicine. CRC press.
- Silverman J et al. (2016). Skills for communicating with patients. CRC Press.
- Stewart M. et al. (2013). Patient-centered medicine: transforming the clinical method. Radcliffe Publishing.
- Peter Washer (2010). Clinical Communication Skills. Oxford Core Texts.
- LoboPrabhu SM, Summers R, & Moffic HS (Eds.). (2020). Combating Physician Burnout: A Guide for Psychiatrists. American Psychiatric Association Publishing.
- Biswas P (2016). Stress Management & Learning Techniques for Medical Students, Doctors, Dentists. CreateSpace Independent Publishi.
- Day A (2017). How to get research published in journals. Routledge.
- West, R., & Turner, L. H. (2018). Interpersonal Communication. Sage Publications.