Cirurgia Plástica e Reconstrutiva

Ano
5
Ano lectivo
2021-2022
Código
02039163
Área Científica
Unidades Curriculares Opcionais
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
2.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Noções básicas de Cirurgia.

Métodos de Ensino

16 lições teóricas com recurso à utilização de multimédia.

16 aulas práticas na Enfermaria de Cirurgia Plástica e na Unidade de Queimados do CHUC.

Resultados de Aprendizagem

Fornecer aos Alunos tenham as noções básicas sobre o âmbito da Cirurgia Plástica, sobre o seu desenvolvimento histórico e sobre as patologias e intervenções cirúrgicas mais frequentes, sublinhando o seu papel fundamental  no campo da cirurgia reconstrutiva e no tratamento de grandes queimados e referindo também o seu papel de vanguarda na introdução de novas técnicas cirúrgicas, desde a expansão cutânea, microcirurgia, bioengenharia até aos lasers, substitutos cutâneos sintéticos, etc.. Este conhecimento contribuirá decisivamente para desmistificar ideias preconceituosas e redutoras dos mass media que anacronicamente continuam a transmitir o conceito totalmente errado de que esta Especialidade corresponderia apenas à sua vertente estética.

Estágio(s)

Não

Programa

Introdução à Cirurgia Plástica, ética e segurança clínica; conceitos e técnicas básicas; cirurgia da cabeça e pescoço; reconstrução mamária; cirurgia da mão e membro superior; cirurgia reconstrutiva dos membros inferiores; úlceras de pressão; tratamento de queimaduras; cirurgia urogenital e de reatribuição sexual; cirurgia estética e de contorno corporal.

Docente(s) responsável(eis)

José Luís de Almeida Cabral

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 100.0%

Bibliografia

- Grabb and Smith’s plastic surgery - 7th ed. / editor-in-chief, Charles H. Thorne . . . [et al.].

- Neligan's Plastic Surgery - 6-Volume Set, 4th ed. / editor-in-chief Peter C. Neligan

- Plastic Surgery Plastic Secrets Plus - 2nd ed. / editor-in-chief Jeffrey Weinzweig

- Total Burn Care - 5th  ed. / editor-in-chief David D. Herndon