Turismo Inclusivo
0
2021-2022
01017407
Área Científica do Menor
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
Aulas teórico-práticas baseadas na exposição e discussão dos conteúdos programáticos, servindo o método expositivo apenas de enquadramento. Paralelamente será promovido o método heurístico e uma participação ativa dos alunos, sendo estes motivados a aplicar as competências adquiridas através da análise de exemplos práticos, recurso a textos e outros materiais, trabalho de campo, em complemento com o desenvolvimento de temas práticos, investigados e apresentados pelos alunos.
Resultados de Aprendizagem
Reconhecer, analisar e problematizar o turismo como um fenómeno complexo, social e territorialmente desigual, onde coexistem fatores de exclusão e políticas de inclusão.
Especificamente pretende-se que o aluno atinja as seguintes competências:
Compreender os principais conceitos e terminologias associadas ao turismo inclusivo
Analisar a evolução histórica do turismo na sua dialética de exclusão/inclusão
Reconhecer e problematizar diferentes formas/processos de exclusão em turismo
Analisar formas de exclusão/inclusão na perspetiva da procura turística
Definir e caracterizar destinos turísticos inclusivos
Analisar boas práticas, nacionais e internacionais, de inclusão em turismo
Desenvolver iniciativas/projetos de inclusão na praxis turística.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Turismo e Inclusão: quadro legal, conceitos e mega-tendências
2. Dimensão meso da inclusão em turismo: documentos e políticas de referência
3. Dimensões da (des)igualdade no acesso ao turismo:
3.1. incapacidades indivíduais <=> turismo acessível
3.2. grupos socialmente vulneráveis <=> turismo social
3.3. minorias e/ou descriminação <=> turismo e igualdade
4. Destinos turísticos e inclusão:
4.1. Destinos inclusivos; turismo para todos. Da escala macro à escala micro
4.2. Participação das comunidades locais
5. Boas práticas de inclusão em turismo:
5.1. Políticas públicas
5.2. Oferta turística.
Docente(s) responsável(eis)
Carlos Manuel Batista Cardoso Ferreira
Métodos de Avaliação
Avaliação
Relatório de seminário ou visita de estudo: 15.0%
Trabalho de investigação: 40.0%
Frequência: 45.0%
Bibliografia
Ambrose, I., Garcia, A., Papamichail, K. & Veitch, C. (2017). Manual de Gestão de Destinos Turísticos Acessíveis. Lisboa: Turismo de Portugal I.P.
Buhalis, D. & Darcy, S. (2011). Accessible Tourism: Concepts and Issues. Channel View Publications
Biddulph, R. & Scheyvens, R. (2018): Introducing inclusive tourism. Tourism Geographies.
Devile, E. (2011). O Desenvolvimento do Turismo Acessível: dos Argumentos Sociais aos Argumentos de Mercado. Turismo & Desenvolvimento (11), 39-46.
Diekmann, A., McCabe, S & Ferreira, C. (2018). Social tourism: research advances, but stasis in policy. Journal of Policy Research in Tourism, Leisure and Events, 10(3), 181-188.
World Bank Group (2017). Women and Tourism: designing for inclusion. Washington: The World Bank Group
World Tourism Organization (2018). Global Report on Inclusive Tourism Destinations: model and success stories. Madrid: UNWTO.