Turismo Gastronómico

Ano
0
Ano lectivo
2025-2026
Código
01017392
Área Científica
Património
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não sendo fundamental ter conhecimentos de base sobre a temática é importante existir um interesse sobre o modo como o mundo do vinho contribuiu para o desenvolvimento local e como se constitui como fator de atração aos territórios em que existe produção vinícola, cultura vitícola e valorização socioeconómica do vinho, da vinha, das suas práticas e dos seus territórios, podendo a unidade curricular ser frequentada por todos aqueles que se interessam pelas temáticas da Gastronomia & Vinhos e da valorização que estes produtos dão ao território.

Métodos de Ensino

A participação do discente será promovida perante a necessidade de conhecimento dos patrimónios alimentares. Esta metodologia, associada à exposição, permite a interpretação da influência da Gastronomia no Turismo e o modo como as comunidades locais valorizam os recursos alimentares. Trabalho de campo e tarefas práticas serão suscitadas na abordagem da sustentabilidade, da mobilidade, do turismo e do lazer. A recolha, análise, tratamento de informação e a sua comunicação, são valorizadas com os planos estratégicos do turismo e impacto territorial.

Resultados de Aprendizagem

1. Conhecer o modo como se organizam as práticas e atividades de lazer no âmbito do turismo gastronómico.

2. Compreender e valorizar os territórios e as suas potencialidades como recursos para a oferta enogastronómica.

3. Reconhecer as motivações dos visitantes que procuram produtos gastronómicos e vínicos.

4. Interpretar o modo como se conjugam tradição e inovação para obtenção do produto gastronómico e vínico na oferta turística.

5. Valorizar as estratégias de certificação e qualificação de produtos associados à gastronomia e vinhos.

6. Desenvolver propostas de qualificação dos produtos gastronómicos e vínicos com base na geografia, na tradição e na cultura local.

7. Avaliar a cultura do vinho em Portugal, o turismo, rotas vitivinícolas e o enoturismo.

8. Desenvolver e criar projetos de viagem e visitação em territórios de oferta vínica e gastronómica.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Conceitos de turismo gastronómico.

2. Realidade socioeconómica em que se desenvolvem os processos de valorização das rotas turísticas associadas à alimentação, produtos agrícolas e géneros alimentares em Portugal.

3. Práticas de lazer associadas a viagens e experiências gastronómicas locais, regionais e internacionais.

4. Motivações dos viajantes que procuram novas experiências gastronómicas.

5. Tradição, a inovação e qualificação de produtos alimentares no âmbito da sustentabilidade e do consumo

6. Indicações geográficas e denominações de origem dos produtos agrícolas e dos géneros alimentícios.

7. Produtos gastronómicos e alimentares associados a territórios específicos.

8. Rotas enogastronómicas e desenvolvimento local: identidades, singularidades e notoriedade.

9. Riqueza gastronómica de Portugal e o seu valor turístico.

10. As confrarias gastronómicas e vínicas em Portugal.

11. Vinho, turismo e rotas vitivinícolas e enoturismo.

Docente(s) responsável(eis)

Norberto Nuno Pinto dos Santos

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de investigação: 25.0%
Tarefas em contexto de aula: 25.0%
Frequência: 50.0%

Bibliografia

Ascher, F (2005) Le manguer hypermoderne, Odile Jacob, Paris

Dias, J (2022) The use of cheese from Alentejo in Portuguese gastronomy. IJ Gastronomy and Food Science, 29,100579

Fumey, G (2010) Manger local, manger global. CNRS Éditions, Paris

Hjalager, A-M & Richards, G (2011) Tourism and gastronomy, NY, Routledge

Kai-Sean Lee, K-S (2023) Cooking up food memories: A taste of intangible cultural heritage, Journal of Hospitality and Tourism Management, 54, 1-9

Long, L (2010) Culinary tourism, Lexington; UPress Kentucky

Lopes, P (2006) A Modernidade Alimentar, UNL, Colibri, Lisboa

Montanari, M & Pitte, J-R (2009) Les frontières alimentaires, CNRS Éditions, Paris

Poulain, J-P (2005) Sociologies de l’alimentation, les mangeurs et l’espace social alimentaire, PUF, Paris

Santos, N & Cravidão, F, 2015, Gastronomia e Vinhos. Minerva. Coimbra

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