Turismo Gastronómico
0
2025-2026
01017392
Património
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não sendo fundamental ter conhecimentos de base sobre a temática é importante existir um interesse sobre o modo como o mundo do vinho contribuiu para o desenvolvimento local e como se constitui como fator de atração aos territórios em que existe produção vinícola, cultura vitícola e valorização socioeconómica do vinho, da vinha, das suas práticas e dos seus territórios, podendo a unidade curricular ser frequentada por todos aqueles que se interessam pelas temáticas da Gastronomia & Vinhos e da valorização que estes produtos dão ao território.
Métodos de Ensino
A participação do discente será promovida perante a necessidade de conhecimento dos patrimónios alimentares. Esta metodologia, associada à exposição, permite a interpretação da influência da Gastronomia no Turismo e o modo como as comunidades locais valorizam os recursos alimentares. Trabalho de campo e tarefas práticas serão suscitadas na abordagem da sustentabilidade, da mobilidade, do turismo e do lazer. A recolha, análise, tratamento de informação e a sua comunicação, são valorizadas com os planos estratégicos do turismo e impacto territorial.
Resultados de Aprendizagem
1. Conhecer o modo como se organizam as práticas e atividades de lazer no âmbito do turismo gastronómico.
2. Compreender e valorizar os territórios e as suas potencialidades como recursos para a oferta enogastronómica.
3. Reconhecer as motivações dos visitantes que procuram produtos gastronómicos e vínicos.
4. Interpretar o modo como se conjugam tradição e inovação para obtenção do produto gastronómico e vínico na oferta turística.
5. Valorizar as estratégias de certificação e qualificação de produtos associados à gastronomia e vinhos.
6. Desenvolver propostas de qualificação dos produtos gastronómicos e vínicos com base na geografia, na tradição e na cultura local.
7. Avaliar a cultura do vinho em Portugal, o turismo, rotas vitivinícolas e o enoturismo.
8. Desenvolver e criar projetos de viagem e visitação em territórios de oferta vínica e gastronómica.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Conceitos de turismo gastronómico.
2. Realidade socioeconómica em que se desenvolvem os processos de valorização das rotas turísticas associadas à alimentação, produtos agrícolas e géneros alimentares em Portugal.
3. Práticas de lazer associadas a viagens e experiências gastronómicas locais, regionais e internacionais.
4. Motivações dos viajantes que procuram novas experiências gastronómicas.
5. Tradição, a inovação e qualificação de produtos alimentares no âmbito da sustentabilidade e do consumo
6. Indicações geográficas e denominações de origem dos produtos agrícolas e dos géneros alimentícios.
7. Produtos gastronómicos e alimentares associados a territórios específicos.
8. Rotas enogastronómicas e desenvolvimento local: identidades, singularidades e notoriedade.
9. Riqueza gastronómica de Portugal e o seu valor turístico.
10. As confrarias gastronómicas e vínicas em Portugal.
11. Vinho, turismo e rotas vitivinícolas e enoturismo.
Docente(s) responsável(eis)
Norberto Nuno Pinto dos Santos
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de investigação: 25.0%
Tarefas em contexto de aula: 25.0%
Frequência: 50.0%
Bibliografia
Ascher, F (2005) Le manguer hypermoderne, Odile Jacob, Paris
Dias, J (2022) The use of cheese from Alentejo in Portuguese gastronomy. IJ Gastronomy and Food Science, 29,100579
Fumey, G (2010) Manger local, manger global. CNRS Éditions, Paris
Hjalager, A-M & Richards, G (2011) Tourism and gastronomy, NY, Routledge
Kai-Sean Lee, K-S (2023) Cooking up food memories: A taste of intangible cultural heritage, Journal of Hospitality and Tourism Management, 54, 1-9
Long, L (2010) Culinary tourism, Lexington; UPress Kentucky
Lopes, P (2006) A Modernidade Alimentar, UNL, Colibri, Lisboa
Montanari, M & Pitte, J-R (2009) Les frontières alimentaires, CNRS Éditions, Paris
Poulain, J-P (2005) Sociologies de l’alimentation, les mangeurs et l’espace social alimentaire, PUF, Paris
Santos, N & Cravidão, F, 2015, Gastronomia e Vinhos. Minerva. Coimbra
Seyitoğlu, F & Ivanov, S (2020) A conceptual study of the strategic role of gastronomy in tourism destinations. IJ Gastronomy and Food Science, 21, 100230