Turismo Gastronómico
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2024-2025
01017392
Área Científica do Menor
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não sendo fundamental ter conhecimentos de base sobre a temática é importante existir um interesse sobre o modo como o mundo do vinho contribuiu para o desenvolvimento local e como se constitui como fator de atração aos territórios em que existe produção vinícola, cultura vitícola e valorização socioeconómica do vinho, da vinha, das suas práticas e dos seus territórios, podendo a unidade curricular ser frequentada por todos aqueles que se interessam pelas temáticas da Gastronomia & Vinhos e da valorização que estes produtos dão ao território.
Métodos de Ensino
A avaliação é periódica.
Consistirá no contributo de três parâmetros que pretendem perceber a capacidade dos estudantes ao nível da apreensão teórica de matérias através da resposta a questões a incluir em frequências ao longo do semestre, avaliar a participação na discussão de temas, em âmbito de aula, e a capacidade de organização e execução de trabalhos de pesquisa.
Participação em frequências: 60%
Execução do trabalho de pesquisa e participação em discussão de temas: 50%
Resultados de Aprendizagem
1. Conhecer o modo como se organizam as práticas e atividades de lazer no âmbito do turismo gastronómico.
2. Compreender e valorizar os territórios e as suas potencialidades como recursos para a oferta enogastronómica.
3. Reconhecer as motivações dos visitantes que procuram produtos gastronómicos e vínicos.
4. Interpretar o modo como se conjugam tradição e inovação para obtenção do produto gastronómico e vínico na oferta turística.
5. Valorizar as estratégias de certificação e qualificação de produtos associados à gastronomia e vinhos.
6. Desenvolver propostas de qualificação dos produtos gastronómicos e vínicos com base na geografia, na tradição e na cultura local.
7. Avaliar a cultura do vinho em Portugal, o turismo, rotas vitivinícolas e o enoturismo.
8. Desenvolver e criar projetos de viagem e visitação em territórios de oferta víncia e gastronómica.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Conceitos de turismo gastronómico;
2. Realidade socioeconómica em que se desenvolvem os processos de valorização das rotas turísticas associadas à alimentação, produtos agrícolas e géneros alimentares em Portugal.
3. Práticas de lazer associadas a viagens e experiências gastronómicas locais, regionais e internacionais;
4. Motivações dos viajantes que procuram novas experiências gastronómicas;
5. Tradição, a inovação e qualificação de produtos alimentares no âmbito da sustentabilidade e do consumo
6. Indicações geográficas e denominações de origem dos produtos agrícolas e dos géneros alimentícios.
7. Produtos gastronómicos e alimentares associados a territórios específicos.
8. Rotas enogastronómicas e desenvolvimento local: identidades, singularidades e notoriedade.
9. Riqueza gastronómica de Portugal e o seu valor turístico.
10. As confrarias gastronómicas e vínicas em Portugal
11. Vinho, turismo e rotas vitivinícolas e enoturismo.
Métodos de Avaliação
Avaliação
Resolução de problemas: 20.0%
Trabalho de investigação: 20.0%
Frequência: 60.0%
Bibliografia
Ascher, F., 2005, Le manguer hypermoderne, Odile Jacob, Paris
Fischler, C., 2001, L'Homnivore. Odile Jacob, Poches, Paris
François A., 2005, Le Mangeur hypermoderne. Une figure de l’individu éclectique, éditions Odile Jacob, 2005
Fumey, G., 2010, Manger local, manger global. CNRS Éditions, Paris.
Lopes, P., 2006, A Modernidade Alimentar, CEOS – Investigações Sociológicas, UNL, Colibri, Lisboa
Montanari, M. & Pitte, J.-R., 2009, Les frontières alimentaires, CNRS Éditions, Paris.
Poulain, J.-P., 2005, Sociologies de l’alimentation, les mangeurs et l’espace social alimentaire, PUF, 286 p., Paris
Santos, N. & Cravidão, F., 2015, Gastronomia e Vinhos. Minerva. Coimbra
Hjalager, A.-M. & Richards, G., 2011, Tourism and gastronomy, London; New York, Routledge.
Long, L. M., 2010, Culinary tourism, Lexington; The University Press of Kentucky
Santos, N. ; Gama, A.,2015, Bread Traditions, Territories and Development. In Santos, Norberto & Cravidão, Fernanda, Gastronomia e Vinhos. Minerva. Coimbra