Turismo Gastronómico

Ano
0
Ano lectivo
2023-2024
Código
01017392
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não sendo fundamental ter conhecimentos de base sobre a temática é importante existir um interesse sobre o modo como o mundo do vinho contribuiu para o desenvolvimento local e como se constitui como fator de atração aos territórios em que existe produção vinícola, cultura vitícola e valorização socioeconómica do vinho, da vinha, das suas práticas e dos seus territórios, podendo a unidade curricular ser frequentada por todos aqueles que se interessam pelas temáticas da Gastronomia & Vinhos e da valorização que estes produtos dão ao território.

Métodos de Ensino

A avaliação é periódica.

Consistirá no contributo de três parâmetros que pretendem perceber a capacidade dos estudantes ao nível da apreensão teórica de matérias através da resposta a questões a incluir em frequências ao longo do semestre, avaliar a participação na discussão de temas, em âmbito de aula, e a capacidade de organização e execução de trabalhos de pesquisa.

Participação em frequências: 60%

Execução do trabalho de pesquisa e participação em discussão de temas: 50%

Resultados de Aprendizagem

1. Conhecer o modo como se organizam as práticas e atividades de lazer no âmbito do turismo gastronómico.

2. Compreender e valorizar os territórios e as suas potencialidades como recursos para a oferta enogastronómica.

3. Reconhecer as motivações dos visitantes que procuram produtos gastronómicos e vínicos.

4. Interpretar o modo como se conjugam tradição e inovação para obtenção do produto gastronómico e vínico na oferta turística.

5. Valorizar as estratégias de certificação e qualificação de produtos associados à gastronomia e vinhos.

6. Desenvolver propostas de qualificação dos produtos gastronómicos e vínicos com base na geografia, na tradição e na cultura local.

7. Avaliar a cultura do vinho em Portugal, o turismo, rotas vitivinícolas e o enoturismo.

8. Desenvolver e criar projetos de viagem e visitação em territórios de oferta víncia e gastronómica.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Conceitos de turismo gastronómico;

2. Realidade socioeconómica em que se desenvolvem os processos de valorização das rotas turísticas associadas à alimentação, produtos agrícolas e géneros alimentares em Portugal.

3. Práticas de lazer associadas a viagens e experiências gastronómicas locais, regionais e internacionais;

4. Motivações dos viajantes que procuram novas experiências gastronómicas;

5. Tradição, a inovação e qualificação de produtos alimentares no âmbito da sustentabilidade e do consumo

6. Indicações geográficas e denominações de origem dos produtos agrícolas e dos géneros alimentícios.

7. Produtos gastronómicos e alimentares associados a territórios específicos.

8. Rotas enogastronómicas e desenvolvimento local: identidades, singularidades e notoriedade.

9. Riqueza gastronómica de Portugal e o seu valor turístico.

10. As confrarias gastronómicas e vínicas em Portugal

11. Vinho, turismo e rotas vitivinícolas e enoturismo.

Docente(s) responsável(eis)

Norberto Nuno Pinto dos Santos

Métodos de Avaliação

Avaliação
Resolução de problemas: 20.0%
Trabalho de investigação: 20.0%
Frequência: 60.0%

Bibliografia

Ascher, F., 2005, Le manguer hypermoderne, Odile Jacob, Paris

Fischler, C., 2001, L'Homnivore. Odile Jacob, Poches, Paris

François A., 2005,  Le Mangeur hypermoderne. Une figure de l’individu éclectique, éditions Odile Jacob, 2005

Fumey, G., 2010, Manger local, manger global. CNRS Éditions, Paris.

Lopes, P., 2006, A Modernidade Alimentar, CEOS – Investigações Sociológicas, UNL, Colibri, Lisboa

Montanari, M. & Pitte, J.-R., 2009, Les frontières alimentaires, CNRS Éditions, Paris.

Poulain, J.-P., 2005, Sociologies de l’alimentation, les mangeurs et l’espace social alimentaire, PUF, 286 p., Paris

Santos, N. & Cravidão, F., 2015, Gastronomia e Vinhos. Minerva. Coimbra

Hjalager, A.-M. & Richards, G., 2011, Tourism and gastronomy, London; New York, Routledge.

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Santos, N. ; Gama, A.,2015, Bread Traditions, Territories and Development. In Santos, Norberto & Cravidão, Fernanda, Gastronomia e Vinhos. Minerva. Coimbra