Turismo e Segurança

Ano
0
Ano lectivo
2023-2024
Código
01017381
Área Científica
Turismo
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

A abordagem teórica expositiva servirá tão somente para estabelecer um quadro de referência de base. Os estudos de caso, nacionais e internacionais, permitirão aprofundar conhecimentos, formar uma perspetiva global de estratégias de gestão e marketing de destinos e desenvolver capacidades de análise comparativa e crítica. A análise de conteúdos permitirá desenvolver competências de investigação, de reflexão e de discussão em grupo. Serão, sempre que possível convidados agentes e grupos de interesse nesta temática para possibilitar aos alunos um contacto mais estreito com a realidade.

Resultados de Aprendizagem

Perceber a importância da segurança para a atividade turística.

Distinguir risco real e risco percebido na atividade turística.

Conhecer os principais riscos globais associados à atividade turística.

Reconhecer o impacto dos vários tipos de risco na tomada de decisão dos turistas atuais.

Analisar os elementos críticos da segurança na imagem, posicionamento e competitividade dos destinos turísticos.

Conhecer os melhores exemplos de planos de gestão de crise para lidar com os vários tipos de risco.

Reconhecer a importância da colaboração entre stakeholders no contexto da gestão de crise.

Reconhecer a importância dos media na construção da imagem positiva e negativa dos destinos turísticos.

Avaliar estratégias de gestão da imagem dos destinos turísticos em situações de riscos e de catástrofes. 

Estágio(s)

Não

Programa

1. A importância do fator segurança na atividade turística

O papel da segurança na tomada de decisão turística

Risco real vs risco percebido

Safety vs security

 

2. Os vários tipos de risco associados à atividade turística

Risco mecânico e de organização

Risco de tempo

Risco de higiene e saúde

Instabilidade política e guerras

Risco social e de personalidade

Risco de terrorismo

Crime e violência

Risco cultural

Risco de tempo, satisfação e financeiro

Catástrofes naturais

 

3. Gestão de crise em turismo

O impacto do fator segurança na imagem dos destinos tuísticos

Os comportamentos de decisão dos turistas na presença de risco percebido e real

A atuação dos vários stakeholders para a recuperação da imagem dos destinos

 

4. Novas tendências de consumo no mercado turístico e a centralidade do fator segurança.

Docente(s) responsável(eis)

Cláudia Patrícia de Almeida Seabra Moreira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Frequência: 20.0%
Relatório de seminário ou visita de estudo: 20.0%
Trabalho de síntese: 60.0%

Bibliografia

Hall, C. M., Timothy, D. J., & Duval, D. T. (Eds.) (2012). Safety and security in tourism: relationships, management, and marketing. New York and London: Routledge.

Mansfeld, Y., & Pizam, A. (Eds.). (2006). Tourism, security and safety. London and New York: Routledge.

Seabra, C.; Kastenholz, E.; Abrantes, J.L.; Reis, M. (2018). Peacefulness at home: Impacts on international travel. International Journal of Tourism Cities. https://doi.org/10.1108/IJTC-10-2017-005

Seabra, C.; Abrantes, J.L.; Kastenholz, E. (2014). The Influence of terrorism risk perception on involvement and safety importance to international tourists. Journal of Marketing Management, 30 (9-10): 874-903.

Seabra, C.; Dolnicar, S.; Abrantes, J.L.; Kastenholz, E. (2013). Heterogeneity in risk and safety perceptions of international tourists. Tourism Management, 45(36): 502-510.