Turismo e Segurança

Ano
0
Ano lectivo
2021-2022
Código
01017381
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

A abordagem teórica expositiva servirá tão somente para estabelecer um quadro de referência de base. Os estudos de caso, nacionais e internacionais, permitirão aprofundar conhecimentos, formar uma perspetiva global de estratégias de gestão e marketing de destinos e desenvolver capacidades de análise comparativa e crítica. A análise de conteúdos permitirá desenvolver competências de investigação, de reflexão e de discussão em grupo. Serão, sempre que possível convidados agentes e grupos de interesse nesta temática para possibilitar aos alunos um contacto mais estreito com a realidade.

Resultados de Aprendizagem

Perceber a importância da segurança para a atividade turística.

Distinguir risco real e risco percebido na atividade turística.

Conhecer os principais riscos globais associados à atividade turística.

Reconhecer o impacto dos vários tipos de risco na tomada de decisão dos turistas atuais.

Analisar os elementos críticos da segurança na imagem, posicionamento e competitividade dos destinos turísticos.

Conhecer os melhores exemplos de planos de gestão de crise para lidar com os vários tipos de risco.

Reconhecer a importância da colaboração entre stakeholders no contexto da gestão de crise.

Reconhecer a importância dos media na construção da imagem positiva e negativa dos destinos turísticos.

Avaliar estratégias de gestão da imagem dos destinos turísticos em situações de riscos e de catástrofes. 

Estágio(s)

Não

Programa

1. A importância do fator segurança na atividade turística

O papel da segurança na tomada de decisão turística

Risco real vs risco percebido

Safety vs security

 

2. Os vários tipos de risco associados à atividade turística

Risco mecânico e de organização

Risco de tempo

Risco de higiene e saúde

Instabilidade política e guerras

Risco social e de personalidade

Risco de terrorismo

Crime e violência

Risco cultural

Risco de tempo, satisfação e financeiro

Catástrofes naturais

 

3. Gestão de crise em turismo

O impacto do fator segurança na imagem dos destinos tuísticos

Os comportamentos de decisão dos turistas na presença de risco percebido e real

A atuação dos vários stakeholders para a recuperação da imagem dos destinos

 

4. Novas tendências de consumo no mercado turístico e a centralidade do fator segurança.

Docente(s) responsável(eis)

Cláudia Patrícia de Almeida Seabra Moreira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Relatório de seminário ou visita de estudo: 20.0%
Frequência: 20.0%
Trabalho de síntese: 60.0%

Bibliografia

Hall, C. M., Timothy, D. J., & Duval, D. T. (Eds.) (2012). Safety and security in tourism: relationships, management, and marketing. New York and London: Routledge.

Mansfeld, Y., & Pizam, A. (Eds.). (2006). Tourism, security and safety. London and New York: Routledge.

Seabra, C.; Kastenholz, E.; Abrantes, J.L.; Reis, M. (2018). Peacefulness at home: Impacts on international travel. International Journal of Tourism Cities. https://doi.org/10.1108/IJTC-10-2017-005

Seabra, C.; Abrantes, J.L.; Kastenholz, E. (2014). The Influence of terrorism risk perception on involvement and safety importance to international tourists. Journal of Marketing Management, 30 (9-10): 874-903.

Seabra, C.; Dolnicar, S.; Abrantes, J.L.; Kastenholz, E. (2013). Heterogeneity in risk and safety perceptions of international tourists. Tourism Management, 45(36): 502-510.