Turismo e Segurança
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2021-2022
01017381
Área Científica do Menor
Português
Inglês
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
A abordagem teórica expositiva servirá tão somente para estabelecer um quadro de referência de base. Os estudos de caso, nacionais e internacionais, permitirão aprofundar conhecimentos, formar uma perspetiva global de estratégias de gestão e marketing de destinos e desenvolver capacidades de análise comparativa e crítica. A análise de conteúdos permitirá desenvolver competências de investigação, de reflexão e de discussão em grupo. Serão, sempre que possível convidados agentes e grupos de interesse nesta temática para possibilitar aos alunos um contacto mais estreito com a realidade.
Resultados de Aprendizagem
Perceber a importância da segurança para a atividade turística.
Distinguir risco real e risco percebido na atividade turística.
Conhecer os principais riscos globais associados à atividade turística.
Reconhecer o impacto dos vários tipos de risco na tomada de decisão dos turistas atuais.
Analisar os elementos críticos da segurança na imagem, posicionamento e competitividade dos destinos turísticos.
Conhecer os melhores exemplos de planos de gestão de crise para lidar com os vários tipos de risco.
Reconhecer a importância da colaboração entre stakeholders no contexto da gestão de crise.
Reconhecer a importância dos media na construção da imagem positiva e negativa dos destinos turísticos.
Avaliar estratégias de gestão da imagem dos destinos turísticos em situações de riscos e de catástrofes.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. A importância do fator segurança na atividade turística
O papel da segurança na tomada de decisão turística
Risco real vs risco percebido
Safety vs security
2. Os vários tipos de risco associados à atividade turística
Risco mecânico e de organização
Risco de tempo
Risco de higiene e saúde
Instabilidade política e guerras
Risco social e de personalidade
Risco de terrorismo
Crime e violência
Risco cultural
Risco de tempo, satisfação e financeiro
Catástrofes naturais
3. Gestão de crise em turismo
O impacto do fator segurança na imagem dos destinos tuísticos
Os comportamentos de decisão dos turistas na presença de risco percebido e real
A atuação dos vários stakeholders para a recuperação da imagem dos destinos
4. Novas tendências de consumo no mercado turístico e a centralidade do fator segurança.
Docente(s) responsável(eis)
Cláudia Patrícia de Almeida Seabra Moreira
Métodos de Avaliação
Avaliação
Relatório de seminário ou visita de estudo: 20.0%
Frequência: 20.0%
Trabalho de síntese: 60.0%
Bibliografia
Hall, C. M., Timothy, D. J., & Duval, D. T. (Eds.) (2012). Safety and security in tourism: relationships, management, and marketing. New York and London: Routledge.
Mansfeld, Y., & Pizam, A. (Eds.). (2006). Tourism, security and safety. London and New York: Routledge.
Seabra, C.; Kastenholz, E.; Abrantes, J.L.; Reis, M. (2018). Peacefulness at home: Impacts on international travel. International Journal of Tourism Cities. https://doi.org/10.1108/IJTC-10-2017-005
Seabra, C.; Abrantes, J.L.; Kastenholz, E. (2014). The Influence of terrorism risk perception on involvement and safety importance to international tourists. Journal of Marketing Management, 30 (9-10): 874-903.
Seabra, C.; Dolnicar, S.; Abrantes, J.L.; Kastenholz, E. (2013). Heterogeneity in risk and safety perceptions of international tourists. Tourism Management, 45(36): 502-510.