Informação e Comunicação em Turismo
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2024-2025
01017370
Área Científica do Menor
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Nas aulas teóricas os alunos adquirem os conhecimentos necessários à construção de estratégias de comunicação adaptadas à nova realidade do mercado turístico. Nas teórico-práticas aprendem, através de case studies e desenvolvimento de projeto final com apresentações, a aplicar os conteúdos teóricos a contextos práticos: criação de estratégias online/offline de comunicação turística. Serão convidados agentes e grupos de interesse para possibilitar um contacto mais estreito com a realidade e discussão de ideias, permitindo o desenvolvimento das competências de comunicação pessoais.
Resultados de Aprendizagem
Objetivos da unidade curricular:
1. Entender o consumidor como o centro do processo de tomada de decisão turística mas também como principal influenciador para outros consumidores;
2. Identificar a importância da comunicação e novas tecnologias em todas as etapas da compra turística;
3. Reconhecer o novo perfil da oferta turística com uma crescente desintegração das vendas através dos canais online de distribuição;
Competências a adquirir pelos alunos
1. Analisar o novo perfil do mercado turístico simultaneamente como produtor, ator e espetador de conteúdos de informação e comunicação;
2. Reconhecer a comunicação como um fator fundamental de competitividade no mercado turístico global.
3. Elaborar uma política de comunicação para qualquer produto ou serviço turístico, enquadrada numa estratégia de competitividade num mercado globalizado.
4. Desenvolver as competências pessoais de comunicação nos vários contextos.
Estágio(s)
NãoPrograma
Módulo I
1.O processo de comunicação
2.Diferentes formas de comunicação da organização
3.Técnicas de comunicação pessoais
Módulo II
1.Introdução à Comunicação Integrada de Marketing
2.O papel da Comunicação na estratégia de Marketing e imagem da organização
3.A comunicação e o marketing-mix
4.Desenvolvimento de programas de Comunicação Integrada de Marketing
5.Monitorização, avaliação e controlo de programas de comunicação
Módulo III
1.As Tecnologias de Informação e Comunicação no Turismo
2.As tendências do evolução da comunicação em Turismo
3.A compra de viagens online e a economia de partilha (Sharing Economy)
4.As redes sociais na área do Turismo.
Métodos de Avaliação
Avaliação
Resolução de problemas: 30.0%
Frequência: 30.0%
Projecto: 40.0%
Bibliografia
Abrantes, J., Seabra, C., Lages, C., & Jayawardhena, C. (2013). Drivers of in-group and out-of-group electronic word-of-mouth (EWOM). European Journal Marketing, 47(7), 1067-1088.
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Dionísio, P., Baynast, A., Rodrigues, J., & Brochand, B. (2010). Publicitor: Marketing 360º. Publicações D.Quixote.
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