Informação e Comunicação em Turismo

Ano
0
Ano lectivo
2023-2024
Código
01017370
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Nas aulas teóricas os alunos adquirem os conhecimentos necessários à construção de estratégias de comunicação adaptadas à nova realidade do mercado turístico. Nas teórico-práticas aprendem, através de case studies e desenvolvimento de projeto final com apresentações, a aplicar os conteúdos teóricos a contextos práticos: criação de estratégias online/offline de comunicação turística. Serão convidados agentes e grupos de interesse para possibilitar um contacto mais estreito com a realidade e discussão de ideias, permitindo o desenvolvimento das competências de comunicação pessoais.

Resultados de Aprendizagem

Objetivos da unidade curricular:
1. Entender o consumidor como o centro do processo de tomada de decisão turística mas também como principal influenciador para outros consumidores;
2. Identificar a importância da comunicação e novas tecnologias em todas as etapas da compra turística;
3. Reconhecer o novo perfil da oferta turística com uma crescente desintegração das vendas através dos canais online de distribuição;
Competências a adquirir pelos alunos
1. Analisar o novo perfil do mercado turístico simultaneamente como produtor, ator e espetador de conteúdos de informação e comunicação;
2. Reconhecer a comunicação como um fator fundamental de competitividade no mercado turístico global.
3. Elaborar uma política de comunicação para qualquer produto ou serviço turístico, enquadrada numa estratégia de competitividade num mercado globalizado.
4. Desenvolver as competências pessoais de comunicação nos vários contextos.

Estágio(s)

Não

Programa

Módulo I

1.O processo de comunicação

2.Diferentes formas de comunicação da organização

3.Técnicas de comunicação pessoais

Módulo II

1.Introdução à Comunicação Integrada de Marketing

2.O papel da Comunicação na estratégia de Marketing e imagem da organização

3.A comunicação e o marketing-mix

4.Desenvolvimento de programas de Comunicação Integrada de Marketing

5.Monitorização, avaliação e controlo de programas de comunicação

Módulo III

1.As Tecnologias de Informação e Comunicação no Turismo

2.As tendências do evolução da comunicação em Turismo

3.A compra de viagens online e a economia de partilha (Sharing Economy)

4.As redes sociais na área do Turismo.

Docente(s) responsável(eis)

Cláudia Patrícia de Almeida Seabra Moreira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Frequência: 30.0%
Resolução de problemas: 30.0%
Projecto: 40.0%

Bibliografia

Abrantes, J., Seabra, C., Lages, C., & Jayawardhena, C. (2013). Drivers of in-group and out-of-group electronic word-of-mouth (EWOM). European Journal Marketing, 47(7), 1067-1088.

Buhalis, D. (2019). Technology in tourism-from information communication technologies to eTourism and smart tourism towards ambient intelligence tourism: a perspective article. Tourism Review, 75(1), 267-272.

Cooper, C., & Hall, M. (2018). Contemporary tourism: An international approach. Goodfellow.

Dionísio, P., Baynast, A., Rodrigues, J., & Brochand, B. (2010). Publicitor: Marketing 360º. Publicações D.Quixote.

Kotler, P., Setiawan, I., & Kartajaya, H. (2017). Marketing 4.0: Mudança do tradicional para o digital. Actual Editora.

Ribeiro, H., Amaro, S., Seabra, C., & Abrantes, J. L. (2014). Travel content creation: The influence of innovativeness, involvement and use of social media. Journal of Hospitality and Tourism Technology, 5(3), 245-260.