Informação e Comunicação em Turismo
0
2022-2023
01017370
Área Científica do Menor
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
A componente teórica das aulas é necessária para que os alunos adquiram os conhecimentos necessários à construção de estratégias de comunicação adaptadas à nova realidade do mercado turístico. Nas aulas teórico práticas os alunos podem aprender, através da metodologia de case studies, a aplicar os conteúdos teóricos a contextos práticos, mais especificamente a criar estratégias de Comunicação em Turismo. Serão, sempre que possível convidados agentes e grupos de interesse nesta temática para possibilitar aos alunos um contacto mais estreito com a realidade.
Resultados de Aprendizagem
Entender o consumidor como o centro do processo de tomada de decisão turística mas também como principal influenciador para outros consumidores;
Identificar a importância da comunicação e novas tecnologias em todas as etapas da compra turística;
Reconhecer o novo perfil da oferta turística com uma crescente desintegração das vendas através dos canais online de distribuição;
Analisar o novo perfil do mercado turístico simultaneamente como produtor, ator e espetador de conteúdos de informação e comunicação;
Reconhecer a comunicação como um fator fundamental de competitividade no mercado turístico global.
Elaborar uma política de comunicação para qualquer produto ou serviço turístico, enquadrada numa estratégia de competitividade num mercado globalizado.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. A importância da comunicação no novo mercado turístico global
1.1 A Procura: Perfil do novo consumidor em turismo
1.2 A Oferta: desafios estruturais e as novas soluções tecnológicas nos vários setores do turismo
2. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no Turismo
2.1 Definições e Conceitos
2.2. A evolução das TIC
2.3 A interação dinâmica entre TIC e Turismo
2.4 As tendências do evolução da comunicação em Turismo
2.5 A compra de viagens online e a economia de partilha (Sharing Economy)
2.6 As redes sociais na área do Turismo
2.7 Smart Cities e Realidade Aumentada
3. Introdução à Comunicação Integrada
3.1 O papel da Comunicação na estratégia das organizações em Turismo
3.2 Desenvolvimento de estratégias de Comunicação em Turismo
3.3 Monitorização, avaliação e controlo de estratégias de Comunicação em Turismo
Docente(s) responsável(eis)
Cláudia Patrícia de Almeida Seabra Moreira
Métodos de Avaliação
Avaliação
Resolução de problemas: 20.0%
Frequência: 40.0%
Projecto: 40.0%
Bibliografia
Belch, J.; & Belch M. (2015). Advertising and promotion: An integrated marketing communications perspective. Irwin: McGraw-Hill.
Buhalis, D., (2003). eTourism: information technology for strategic tourism management. London: Pearson.
Buhalis, D. & Jun, S.H. (2011). E-Tourism. contemporary tourism reviews. Oxford: Goodfellow Publishers Limited.
Disponível em http://www.goodfellowpublishers.com/free_files/fileEtourism.pdf
Kotler, P.; Bowen, J. & Makens, J. (2014). Marketing for hospitality and tourism. New Jersey : Pearson Education
Lindon, D; Lendrevie, J.; Lévy, J.; Dionísio, P.; & Rodrigues, J. (2011). Mercator XXI. Lisboa: Publicações D.Quixote.