Discursos e Práticas na UE (e-learning)
3
2020-2021
01017353
Ciência Política - Relações Internacionais
Inglês
E-learning
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos de Inglês.
Métodos de Ensino
O formato de ensino à distância oferece uma ferramenta inovadora de ensino/aprendizagem, com base em novas tecnologias que permitem metodologias de autoaprendizagem. Combinadas com abordagens de resolução de problemas e orientação através de tópicos para discussão definidos, estas metodologias contribuem para o desenvolvimento de competências de autonomia, gestão de tempo e análise crítica. Os estudantes têm acesso a uma plataforma online onde todos os materiais estão disponíveis. Têm ainda acesso a um fórum de discussão online que permite um diálogo integrado entre todos os estudantes.
Resultados de Aprendizagem
Objetivo geral:
- Proporcionar aos alunos um conhecimento sólido sobre a temática dos discursos e práticas na UE, ligando-os ao uso de novas tecnologias na construção de espaços de conhecimento.
Objetivos e competências específicas:
- Compreender e aplicar as diversas perspetivas sobre processos de construção de narrativas;
- Analisar dinâmicas associadas à produção/construção de discursos e práticas em áreas críticas de atuação da UE;
- Compreender e analisar estudos de caso sobre discursos e práticas na UE;
- Conhecer as novas tecnologias e o seu impacto na construção de narrativas, com estudos de caso aplicados à UE.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Significados discursivos e construções discursivas
2. Práticas do conhecimento
3. O discurso da UE: análise dos processos de construção de narrativas
4. Análise de estudos de caso do discurso da UE
5. Práticas da UE: definir espaços de intervenção?
6. Análise de estudos de caso da prática da UE
7. Discursos, práticas e o uso de noivas tecnologias: desafios e oportunidades.
Docente(s) responsável(eis)
Horácio Alexandre de Sousa Carvalho Marques Bicho
Métodos de Avaliação
Avaliação
Periódica ou por exame, a definir na ficha por edição: 100.0%
Bibliografia
BLOOR, Meriel; BLOOR, Thomas (2013) The Practice of Critical Discourse Analysis: an Introduction, London, Routledge.
FLOTTUM, Kjersti (2010) EU discourse: Polyphony and unclearness, Journal of Pragmatics, 42, 4, 990-999.
KEATING, Maria Clara (2019) Coloniality of knowledge, Ch'ixinakax utxiwa, and intercultural translation. The (im)pertinence of language and discourse studies, Language, Culture and Society, 1, 1, 141-146.
O’KEEFFE, A. (2011) ‘Media and Discourse Analysis, in GEE, J. & HANDFORD, M. (eds), The Routledge Handbook of Discourse Analysis, London, Routledge, 441-454.
SCHMIDT Vivien A. & RADAELLI, Claudio M. (2004) Policy Change and Discourse in Europe: Conceptual and Methodological Issues, West European Politics, 27, 2, 183-210.
VAN LEEUWEN, Theo (2008) Discourse and Practice: New Tools for Critical Discourse Analysis, Oxford: Oxford University Press.