Discursos e Práticas na UE (e-learning)

Ano
3
Ano lectivo
2020-2021
Código
01017353
Área Científica
Ciência Política - Relações Internacionais
Língua de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
E-learning
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos de Inglês.

Métodos de Ensino

O formato de ensino à distância oferece uma ferramenta inovadora de ensino/aprendizagem, com base em novas tecnologias que permitem metodologias de autoaprendizagem. Combinadas com abordagens de resolução de problemas e orientação através de tópicos para discussão definidos, estas metodologias contribuem para o desenvolvimento de competências de autonomia, gestão de tempo e análise crítica. Os estudantes têm acesso a uma plataforma online onde todos os materiais estão disponíveis. Têm ainda acesso a um fórum de discussão online que permite um diálogo integrado entre todos os estudantes.

Resultados de Aprendizagem

Objetivo geral:

- Proporcionar aos alunos um conhecimento sólido sobre a temática dos discursos e práticas na UE, ligando-os ao uso de novas tecnologias na construção de espaços de conhecimento.

Objetivos e competências específicas:

- Compreender e aplicar as diversas perspetivas sobre processos de construção de narrativas;

- Analisar dinâmicas associadas à produção/construção de discursos e práticas em áreas críticas de atuação da UE;

- Compreender e analisar estudos de caso sobre discursos e práticas na UE;

- Conhecer as novas tecnologias e o seu impacto na construção de narrativas, com estudos de caso aplicados à UE.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Significados discursivos e construções discursivas

2. Práticas do conhecimento

3. O discurso da UE: análise dos processos de construção de narrativas

4. Análise de estudos de caso do discurso da UE

5. Práticas da UE: definir espaços de intervenção?

6. Análise de estudos de caso da prática da UE

7. Discursos, práticas e o uso de noivas tecnologias: desafios e oportunidades.

Docente(s) responsável(eis)

Horácio Alexandre de Sousa Carvalho Marques Bicho

Métodos de Avaliação

Avaliação
Periódica ou por exame, a definir na ficha por edição: 100.0%

Bibliografia

BLOOR, Meriel; BLOOR, Thomas (2013) The Practice of Critical Discourse Analysis: an Introduction, London, Routledge.

FLOTTUM, Kjersti (2010) EU discourse: Polyphony and unclearness, Journal of Pragmatics, 42, 4, 990-999.

KEATING, Maria Clara (2019) Coloniality of knowledge, Ch'ixinakax utxiwa, and intercultural translation. The (im)pertinence of language and discourse studies, Language, Culture and Society, 1, 1, 141-146.

O’KEEFFE, A. (2011) ‘Media and Discourse Analysis, in GEE, J. & HANDFORD, M. (eds), The Routledge Handbook of Discourse Analysis, London, Routledge, 441-454.

SCHMIDT Vivien A. & RADAELLI, Claudio M. (2004) Policy Change and Discourse in Europe: Conceptual and Methodological Issues, West European Politics, 27, 2, 183-210.

VAN LEEUWEN, Theo (2008) Discourse and Practice: New Tools for Critical Discourse Analysis, Oxford: Oxford University Press.